Ser ou não ser: a invenção do artista na gravura popular

Authors

  • Everardo Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251701

Keywords:

Arte popular, gravura popular, artista popular, arte brasileira.

Abstract

No Brasil, a história da gravura popular pode ser dividida em dois grandes períodos. No primeiro, em que ela serve de ilustração a periódicos e folhetos de cordel, pouca ou nenhuma importância é dada aos gravadores, que vivem como simples artesãos às margens do reconhecimento oficial. Na segunda, exposições, publicações e vendas levam a gravura a museus, coleções e galerias, no Brasil e no exterior, tornando-a uma categoria reconhecida da arte, e alçando seus autores ao estatuto de artista. O presente trabalho analisa esse processo, investigando permanências e transformações ocorridas no processo de “invenção” do artista na gravura popular brasileira.

Author Biography

Everardo Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Everardo Ramos é historiador da arte, com Graduação e Mestrado pela Université
de Franche-Comté e Doutorado pela Université Paris X – Nanterre. Professor da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, onde também coordena o Matizes–Grupo
de Pesquisa em Cultura Visual. Pesquisador associado do Centre de recherches interdisciplinaires
sur le monde lusophone-CRILUS. Autor de diversos estudos sobre a arte
popular, especialmente a gravura.

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How to Cite

Ramos, E. (2012). Ser ou não ser: a invenção do artista na gravura popular. Cartema, 1(1), 88–104. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251701