Arte e género: pinturas de Capriccioso Ingegno de Sofonisba Anguissola e de Lavinia Fontana
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2013.251718Abstract
O nosso texto vai debruçar-se sobre algumas obras de duas importantes pintoras dos
séculos XVI e XVII – Sofonisba Anguissola (ca. 1535-1625) e Lavinia Fontana (1552-
1614) – procurando interpretar elementos iconográfi cos, compositivos e narrativos que
constituem as especifi cidades do modo como cada uma das artistas tenta dar visibilidade
a valores femininos, tanto nos assuntos representados como na maneira como os representam.
Procuraremos enquadrar todos esses aspetos nos contextos pictóricos de um
longo período que assiste, por um lado, à formalização do retrato de corte e à afi rmação
de uma pintura mitológica cortesã, em ambos os casos dentro da matriz artifi ciosa e
«culta» do que designamos por Maneirismo, e, por outro, à emergência de novos géneros
atentos ao «real» (instantâneo, notação do quotidiano, paisagem, natureza morta) que
irão marcar toda a posteridade que se convenciona chamar de barroca.