De metrópolis a avatar: o pós-humano antecipado no cinema.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2013.251722Keywords:
Cinema, Ficção, Cibercultura, Realidade virtual.Abstract
A realidade virtual, proclamada com o advento dos computadores e da internet, há muito
tem sido focalizada no universo fi ccional da literatura e do cinema, desde obras como
Metropolis (1927) e 2001: uma odisséia no espaço (2001: A space odyssey, 1968), passando
por Blade Runner (1982) e O exterminador do futuro (Terminator, 1984) até Matrix
(1999). São fi lmes implacáveis em sua imaginação do futuro e radicais em sua mirada
na condição do pós-humano, isto é, a conexão do Ser e da máquina numa simbiose
radical. Contemplando a fi cção científi ca do cinema (sci-fi ), já disseminada na televisão
e na internet, percebemos que as suas imagens e sons contêm o DNA da cibercultura,
uma visão do futuro que se tornou presente no “breve século XX”.
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