O ensino da arte no Colégio Pedro II: tradições, tensões e invenção
DOI:
https://doi.org/10.52583/cartema.v7i7.237203Palabras clave:
Ensino da arte, Colégio Pedro II, História-tradição-transformação.Resumen
Esse trabalho é parte da tese de doutorado Pedagogias da videoarte: A experiência do encontro de estudantes do Colégio Pedro II com obras contemporâneas (UFRJ/2016) na qual foram investigadas as potencialidades pedagógicas da videoarte a partir da teorização de uma experiência e do compartilhamento de metodologias de ensino e aprendizagem da arte contemporânea. No recorte que se estabelece aqui, é feito um resgate da história do ensino da arte no Pedro II, sob o ponto de vista das relações entre as transformações ocorridas nessa instituição quase bicentenária de ensino público e a trajetória do ensino da arte no Brasil. Pretendo dar visibilidade às tensões e transformações vivenciadas por uma disciplina que, de certa forma, existindo desde o início da trajetória dessa escola – impregnada, portanto, por sua tradição – não abre mão do comprometimento com a invenção e a criação.Citas
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