Artefato visual: uniforme escolar

Autores

  • Teresinha Vilela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Victor Junger Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2014.251747

Palavras-chave:

Ensino de arte, Cotidiano escolar, Visualidade.

Resumo

Este texto pretende trazer para discussão o uniforme escolar como artefato visual,
a partir principalmente de uma experiência vivenciada por um dos autores em uma escola
do Ensino Básico. Refletimos sobre o uniforme escolar e sua estreita relação com as
estratégias disciplinares/institucionais (FOUCAULT, 2004). Trazemos para conversa o
Queer (DIAS, 2012; PINAR, 2007) como possibilidade de se pensar este corpo estranho,
corpo que produz estranhamentos nas experiências cotidianas e que, inevitavelmente,
recusa os ordenamentos funcionais assim cristalizados. A premissa desinvibilizadora
que este texto procura fortalecer, se propõe a elucidar a potência epistêmica concentrada
principalmente na interface entre ensino de arte e os espaços/tempos da escola.
Palavras-chave: ensino de arte; cotidiano escolar; visualidade

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Como Citar

Vilela, T., & Junger, V. (2014). Artefato visual: uniforme escolar. Cartema, 3(3), 113–122. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2014.251747