Considerações sobre práticas pedagógicas do ensino de arte em cursos de formação de professores (Normal/Magistério)

Autores/as

  • Rosimara Albuquerque Mello Universidade Estadual de Maringá
  • Fátima Maria Neves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.52583/cartema.v4i4.251758

Palabras clave:

Educação, História da Educação Brasileira, Ensino de Arte, Formação de Professores.

Resumen

O objetivo deste artigo é o de apresentar e analisar os conteúdos e as práticas pedagógicas que se desdobraram no cotidiano das salas de aula, do Curso Normal e Magistério, do Colégio São Vicente de Paula, da cidade de Nova Esperança (PR), durante o período de 1971 a 1997. Justifica-se o recorte temporal mediante tal período corresponder à elaboração de Leis que impulsionaram o campo disciplinar da Arte bem como seu ensino. As Fontes empíricas que ampararam o estudo foram selecionadas por meio de Documentos Oficiais (Leis, Relatórios, Atas, Livros de Registros dos Professores) e Entrevistas semi-estruturadas com ex-professores e ex-alunos. Os argumentos analíticos destacam a impressão e a importância, para os agentes escolares -professoras e alunas - da elaboração e utilização das “Pastas A-Z”. As considerações finais destacam os problemas com o arquivamento das fontes para o desenvolvimento de pesquisas educacionais.

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Cómo citar

Mello, R. A., & Neves, F. M. (2016). Considerações sobre práticas pedagógicas do ensino de arte em cursos de formação de professores (Normal/Magistério). Cartema, 4(4), 48–72. https://doi.org/10.52583/cartema.v4i4.251758