Casa de la abuela (o 20 metros de papeles sociales)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.258806

Palabras clave:

artes, gênero, fotografia, performance

Resumen

Este ensaio visual é composto por fotoperformances que refletem as relações entre gênero, papeis sociais e arquitetura por meio de ações realizadas durante uma residência artística no interior de Minas Gerais em 2023. Na parte mais distante do espaço da residência, há uma pequena casa, a qual guarda uma arquitetura de ressonância colonial. A escala é reduzida, dando a sensação de se estar em uma casinha de brinquedo de crianças. “Parece uma casa de vó” e “parece uma casa de mãe” eram algumas das frases que repetiam os artistas quando conheciam o espaço. O feminino costurado ao doméstico me espanta: à casa se devota o corpo, os tempos e a força de trabalho gratuita feminina doméstica. Você sabe o nome que tem a força de trabalho gratuita, mas vou evitar escrever porque estes séculos, repetindo que ela era sinônimo de dom e de amor, nos impedem.

Na pequenina sala da ‘casa de vó’, me dedico um dia todo a preencher 20 metros de uma bobina de papel daqueles em que se registram valores de compras nas lojas. Registram o dinheiro que se trocar por um bem ou serviço. Neste suporte, me dedico a uma escrita rápida: quero enchê-lo com uma lista de produtos e serviços cujo valor nossa sociedade não contabiliza. Para isso, este formato de bobina de nota fiscal é interessante. Também uso uma metáfora óbvia e até mesmo ingênua: listo os papéis sociais nos 20 metros de papel. Jogo com o sentido de papel, no sentido de papel social “role”, to play, to perform, do inglês sobreposto ao sentido de “papel” de paper. Escrevo sobre o papel uma lista de papeis sociais performáticos (Taylor, 2013) desempenhados gratuitamente (Federici, 2021), forçosa e sutilmente (Butler, 2003) por seres humanos a quem se atribui o epíteto de mulheres.

Biografía del autor/a

Gabriela Canale Miola, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente em dedicação exclusiva do departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenadora o Projeto de Pesquisa ?Arte e Natureza em tempos de Antropoceno" e do projeto de extensão "Performance e Novas Mídias". Membro do projeto de pesquisa "Páticas Performativas Contemporâneas" da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas artísticas e teóricas no campo das Artes Contemporâneas desde perspectivas decoloniais. Dedica-se especialmente às relações interartes entre performance, literatura, fotografia, cinema expandido e instalação. Possui formação transdisciplinar na qual estabelece conexões interartes. Possui Doutorado pelo Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP) realizado com financiamento do Cnpq. É Mestre e especialista em Estudos Literários pela Unversidade Estadual de Londrina (UEL). É bacharel em Comunicação Social (UEL). 

Citas

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FEDERICI, S. O patriarcado do salário. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2021.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

Publicado

2023-12-14

Cómo citar

Miola, G. C. (2023). Casa de la abuela (o 20 metros de papeles sociales). Cartema, 12(12), 1–7. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.258806

Número

Sección

Flujo Continuo – Ensayos Visuales