“O espectador entre espelhos”

as instalações de imagem em movimento de Douglas Gordon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.261922

Palavras-chave:

Douglas Gordon, instalação de imagem em movimento, arte contemporânea

Resumo

O artista escocês Douglas Gordon (1966-) é célebre pelo uso de cenas hollywoodianas como referência para a construção de suas instalações, criando novos sentidos para os filmes conhecidos pelo público. Considerado um marco da passagem dos estudos fílmicos para a Arte Contemporânea, o artigo analisa a obra seminal 24 hours psycho (24 horas psicose), assim como as instalações Through a looking glass (Através do espelho), exibida em 1999 na Biennale di Venezia, e Praticamente todos os trabalhos em filme e vídeo desde mais ou menos 1992 até agora (...), exposta na Bienal de São Paulo, em 2010. Por meio de uma pesquisa na documentação textual dos arquivos das bienais, busca-se apresentar o processo poético do artista, em que fica explícita a dualidade dos personagens, ressoando diretamente com as obsessões do artista.

Biografia do Autor

Cássia Hosni, Universidade de São Paulo

Doutora na área de Projeto, Espaço e Cultura, pela FAUUSP, foi bolsista FAPESP, com Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior na Università Iuav di Venezia e no Archivio Storico delle Arti Contemporanee, da Biennale di Venezia, Itália. É bacharel em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e mestra em Multimeios pela UNICAMP. Atualmente realiza pós-doutorado no MAC USP, com bolsa FAPESP. Email: cassiath@gmail.com

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Publicado

22.07.2025

Como Citar

Hosni, C. (2025). “O espectador entre espelhos”: as instalações de imagem em movimento de Douglas Gordon. Cartema, 15(15), 1–13. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.261922

Edição

Seção

Dossiê: Imagem em Movimento - Artigos