“O espectador entre espelhos”
as instalações de imagem em movimento de Douglas Gordon
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.261922Palavras-chave:
Douglas Gordon, instalação de imagem em movimento, arte contemporâneaResumo
O artista escocês Douglas Gordon (1966-) é célebre pelo uso de cenas hollywoodianas como referência para a construção de suas instalações, criando novos sentidos para os filmes conhecidos pelo público. Considerado um marco da passagem dos estudos fílmicos para a Arte Contemporânea, o artigo analisa a obra seminal 24 hours psycho (24 horas psicose), assim como as instalações Through a looking glass (Através do espelho), exibida em 1999 na Biennale di Venezia, e Praticamente todos os trabalhos em filme e vídeo desde mais ou menos 1992 até agora (...), exposta na Bienal de São Paulo, em 2010. Por meio de uma pesquisa na documentação textual dos arquivos das bienais, busca-se apresentar o processo poético do artista, em que fica explícita a dualidade dos personagens, ressoando diretamente com as obsessões do artista.
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