Fotopintura Contemporânea: a pós-produção no trabalho de Mestre Júlio

Autores

  • Eduardo Queiroga

DOI:

https://doi.org/10.52583/cartema.v6i6.234550

Resumo

Existe um tipo de fotografia que é muito associado ao interior nordestino, com lugar garantido na sala do sertanejo humilde: aquela fotografia com cores fortes, pintada à mão, retratando um parente, muitas vezes um casal – pais ou avós dos donos da casa. Embora tenha sido praticado em todo o Brasil e mesmo em outros países da América Latina, o retrato pintado está muito relacionado ao imaginário do nordestino. Nossa intenção aqui é observar um encontro que acontece entre esse tipo de imagem tradicional e a fotografia contemporânea. A nosso ver, o retrato pintado articula uma série de elementos fundamentais para as práticas contemporâneas, como a apropriação, a manipulação e a recontextualização, entre outros. Atua num espaço delicado entre o documento e a ficção.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Postproducción. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2007.

CHIODETTO, Eder. Fotopinturas: coleção Titus Riedl. São Paulo: Galeria Estação, 2011.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

NAKAGAWA, Rosely. Júlio Santos, mestre da fotopintura. Fortaleza: Tempo D’Imagem, 2010.

PARENTE, Cristiana. O Retrato pintado: manufatura e utilização de fotografias pintadas à mão no Nordeste do Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No. 27. Rio de Janeiro: IPHAN, 1998.

RIEDL, Titus. Ultimas lembranças: retratos da morte no Cariri, região do Nordeste brasileiro. São Paulo: Annablume, 2002.

SILVA, Armando. Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Editora Senac; São Paulo: Edições Sesc SP, 2008.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Tradução de Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Editora Senac, 2010.

VALLE, Isabella Chianca Bessa Ribeiro do. Fotografando digitalmente, pensando analogicamente: a caixa preta da fotografia numérica. Dissertação de mestrado. São Paulo: PUC-SP , 2012.

Downloads

Como Citar

Queiroga, E. (2018). Fotopintura Contemporânea: a pós-produção no trabalho de Mestre Júlio. Cartema, 6(6), 7–16. https://doi.org/10.52583/cartema.v6i6.234550