O instante e o movimento: a influência da fotografia de Muybridge e Marey
DOI:
https://doi.org/10.52583/cartema.v6i6.234555Palavras-chave:
Fotografia, Eadweard Muybridge, Etienne Jules Marey.Resumo
No século XIX, a maneira como artistas e cientistas enxergavam o movimento foi abalada pelo surgimento da cronofotografia, realizada pelo francês Etienne Jules Marey e, posteriormente, o trabalho de Eadweard Muybridge. Nestas fotografias podiam-se enxergar as frações temporais do movimento e visualizar imagens que o olho humano não conseguia captar.
Referências
BAZIN, André. O Cinema: Ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BRAUN, Marta. Picturing Time: The Work of Etienne-Jules Marey (1830–1904). Chicago: University of Chicago Press, 1992.
BUKATMAN, Scott. Comics and the Critique of Chronophotography, or ‘He Never Knew When It Was Coming! Animation. Sage. Disponível em: http://anm.sagepub.com/content/1/1/83. 2006. Acesso em 26 de junho de 2010.
CRARY, Jonathan. Suspensions of perception: Attention, Spectacle, and Modern Culture. Boston, MA: MIT Press, 2000.
FABRIS, Annateresa. O Desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, volume 1. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
GUNNING, Tom. ‘Never Seen This Picture Before: Muybridge and Multiplicity’, in Philip Prodger (Ed.) Time Stands Still: Muybridge and the Instantaneous Photography Movement, pp. 222–72. Nova York: Oxford University Press, 2003.
KRASNER, Jon. Motion Graphic Design: Applied History and Aesthetics. Burlington: Focal Press, 2008.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MCCLOUD, Scott. Understanding Comics: The Invisible Art. Northampton, MA: Tundra Publishing, 1993.
NATHER, Francisco Carlos; BUENO, José Lino Oliveira. Tempo subjetivo e percepção de movimento em obras de arte. Estudos de Psicologia, vol. 11, n. 3, p. 265-274, 2006.
PHÉLINE, Christian. L’image accusatrice. Laplume: AACP, 1985.
RODIN, Auguste. Art: conversations with Paul Gsell. Los Angeles: University of California Press, 1984.
SANZ, Claudia. Quando o tempo fugiu do instantâneo. Studium. n.32. Unicamp. Acesso em: 21/11/2012. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/32/4.html
SCHARF, Aaron. Art and photography. Harmondsworth: Penguin, 1974.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004