Traço, forma e dimensão na obra de Vasco Prado
DOI:
https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246786Palabras clave:
Traço livre, Forma, Dimensão, Escultura, Escalas, Realismo social, Expressionismo.Resumen
O objetivo desse estudo é a compreensão do traço livre, da forma e da dimensão na obra de Vasco Prado (1914-1998). Tais aspectos serão analisados a partir da contextualização histórica dos trabalhos desse importante artista brasileiro, na qual destacaremos as influências e as tendências estéticas motivadoras de sua produção. Nesse sentido, pretende-se visualizar a confluência de duas vertentes: a consciência social do artista e sua pesquisa formal. Esses recursos criativos incitam o estudo da “medida” e da “densidade” nas múltiplas leituras e questões da arte contemporânea. Dessa forma, utilizaremos como enfoque teórico as interpretações estéticas de Gerd Bornheim sobre a obra de Vasco Prado e as suas possíveis relações com a noção de “escala” e de “escultura no campo ampliado”.
Citas
BORNHEIM, Gerd. “Vasco Prado: as dimensões de sua escultura”. Em Páginas de Filosofia da Arte. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1998.
BORNHEIM, Gerd. “Bez Batti”. Em Bez Batti: escultura em basalto. São Paulo: Prêmio, 1994.
BORNHEIM, Gerd. “A pintura que é pintura”. Texto se apresentação para o catálogo da exposição Glenio Bianchetti 50 anos de arte realizada em agosto de 1999 no Palácio do Itamaraty em Brasília.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009.
KLINTOWITZ, Jacob. Vasco Prado: gravador, desenhista, escultor: ele aprende as coisas que seu coração dita. Skultura, São Paulo, 1984.
KRAUSS, Rosalind. A Escultura no Campo Ampliado. Gávea, Rio de Janeiro, v.1, p. 87-93, 1984.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes,1998.
MAMMI, Lorenzo. O que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MUECK, Ron. Catálogo da exposição no MAM (Rio de Janeiro). Textos de Justin Paton e Robert Storr. Brasília: Ministério da Cultura/ Fondation Cartier pour l’art contemporain/ Fundacíon Proa, 2014.
PAZ, Gaspar. Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim. Tese dedoutorado em Filosofia – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.
PRADO, Vasco. Vasco Prado. Porto Alegre: Galeria Tina Presser, 1983.
PRADO, Vasco. Vasco Prado (catálogo). Museu de Arte do Rio Grande do Sul; São Paulo: Companhia Iochpe de participações, 1984. (Reproduções de esculturas, desenhos e gravuras, biografia do autor, lista de exposições e prêmios. Textos de Marc Berkowitz e Manoel Sarmento Barata e depoimentos de Erico Veríssimo, Jorge Amado e outros).
PRADO, Vasco. Vasco Prado. Entre-falas: artista. Os depoimentos prestados pelo artista a Evelyn Berg Iochpe, então diretora do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Acessível em http://www.margs.rs .gov.br/ndpa_sele_vasco.php.