Livro-Arte: uma possível aproximação

Autores

  • Marina Attiná Jozala Barros Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246792

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Livro-arte, Luise Weiss.

Resumo

Este artigo é parte da minha dissertação de mestrado, a qual é composta de observações, reflexões, análises e abordagens realizadas a partir da minha própria produção em livros-arte. Estabelece aproximações com a obra da artista Luise Weiss, com o intuito de demonstrar e colaborar com a presença da linguagem visual do livro-arte no Brasil e na arte contemporânea. Percebeu-se com esse trabalho que a linguagem visual do livro-arte está presente no Brasil, mas é pouco abordada por teóricos da arte em nosso país. E que a partir de aproximações entre trabalhos de artistas também surgem diferenças, as quais só valorizaram o meu trabalho como artista.

Referências

DERDYK, Edith (Org.). Entre ser um e ser mil: o objeto e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.

FABRIS, Annateresa; COSTA, Cacilda Teixeira. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, catálogo exposição [exhibition catalogue], 1985.

FRANCHETTI, Paulo. Alguns aspectos da teoria da poesia concreta. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

GALINDO, Caetano. Finnegans Wake / Finnícuus Revém. Revista Cult, ano 16, n. 176. Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br /home/2013/09/finnegans-wake-finnicius-revem/>. Acesso em: 25 de agosto de 2015. Fevereiro de 2013.

NASCIMENTO, Ana Paula. Luise Weiss e Feres Khoury no Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin da Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, catálogo exposição, 2006-2007.

POESIA CONCRETA. Disponível em: <http://www.poesiaconcreta. com>. Acesso em: 22 de junho de 2015.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

SILVEIRA, Paulo. As existências da narrativa no livro de artista. 2008. 321 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

WEISS, Luise. Dentro do espelho. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.

WEISS, Luise. Luise Weiss. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2004.

WEISS, Luise. No mar. São Paulo: IMESP, 2011.

WEISS, Luise. Retratos Familiares - In Memorian. 1998. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo 1998.

WEISS, Luise. Caixa de Pepi: entre história, ficção e arte. 21º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Arte Plásticas “Vida e Ficção / Arte e Fricção” - 24 a 29 de

setembro de 2012. Rio de Janeiro.

WEISS, Luise. Livros-objetos e almanaques: marcas e deslocamentos. 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios” – 20 a

de setembro de 2010. Cachoeira, Bahia.

WEISS, Luise. Tão perto, tão longe: trajetórias. 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Subjetividade, Utopias e Fabulações” - 26 de setembro a 01 de outubro de 2011. Rio de Janeiro.

WEISS, Luise. Livros de Artista, Livros-Objetos: Reflexões e Pesquisas. Casa Contemporânea, São Paulo. Disponível em: <http://casacontemporanea370.com/page/livros-de-artista-livros-objetos/>. Acesso em: 9 de maio 2015.

WEISS, Luise. Passagens e Memórias. Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em:<http://masp.art.br /masp2010/exposicoes _integra.php?id=64&periodo_ menu= cartaz>. Acesso em: 29 de julho 2015.

Downloads

Como Citar

Barros, M. A. J. (2016). Livro-Arte: uma possível aproximação. Cartema, 5(5), 179–197. https://doi.org/10.52583/cartema.v5i5.246792

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos