Narrativas entrelaçadas com o têxtil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.251133

Palavras-chave:

processos criativos, narrativas artísticas, linguagem têxtil

Resumo

Este ensaio entrelaça três narrativas relacionadas com a linguagem têxtil (e suas técnicas), considerando o mesmo, caminhos que ajudam a dar forma e estrutura a temas que são caros para nós artistas. Neste sentido, tomamos a iniciativa de trabalhar três vozes diferentes, singulares, próprias para construir um texto que pudesse tornar visível nossos interesses em comum. A questão a considerar seria pensar o que nos move ao empregar um tipo de material em detrimento de outro no processo criativo com arte. Porque as semelhanças podem ser aparentes, mas um olhar cuidadoso, atento, interessado revelaria as camadas e sutilezas na forma de enunciar as subjetividades nos trabalhos. E, ao mesmo tempo, suas
coincidências ou afinidades.

Biografia do Autor

Larissa Rachel Gomes Silva, Universidade Regional do Cariri

Professora Assistente do Curso de Artes Visuais do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp. Mestra pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFPB/UFPE) pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri/URCA (2015). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais – Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC.

Mônica Lóss dos Santos, Universidade de Barcelona

Doutora em Artes e Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha, Mestre em Educação e pós-graduada em Design para Superfícies pela Universidade Federal de Santa Maria, RS - Brasil e, pela mesma instituição, é bacharel e licenciada em Artes Visuais. Atualmente vive e trabalha em San Diego, Califórnia. É membro do grupo de mulheres artistas Gomagrupa, BR, é artista pesquisadora no Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais – Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, BR, integra a equipe investigava do projeto Potencialidades educativas da arte na interface ciência-natureza do Grupo  Amplia - Amálgama em educação, ciência e arte do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, BR. Nos últimos anos tem participado de exposições em diversas instituições no Brasil, Estados Unidos, México e Europa. 

Vanessa Freitag, Universidad de Guanajuato, León

Professora e artista. Doutora em Ciências Sociais, com especialidade em Antropologia Social por CIESAS-Occidente(Guadalajara/México). Mestra em Educação, Licenciada e Bacharel em Desenho e Plástica, todos pela Universidade Federal de Santa Maria/Brasil. Atualmente, é professora da Universidad de Guanajuato, Campus León/México, se desempenhando na Licenciatura en Cultura y Arte e no Programa de Doctorado Interinstitucional en Arte y Cultura. Integrante do Corpo Académico Cultura y Arte,  membro virtual do GEPAEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura/UFSM); colabora com o Grupo de Estudos e Pesquisa Experiências Dissidentes em Artes Visuais (UNIFAP/Brasil) e com a Red Internacional Mujeres y Arte Popular (UNAM/México-PUC/RS/Brasil). No momento, coordena o projeto de pesquisa “El lenguaje textil y sus posibilidades de creación en el contexto universitário”.

Referências

BERUETE, Santiago. Jardinosofía. Una história filosófica de los jardines. Madrid: Turner Noema, 2016.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

De Laurentiis, Grabriela. Louise Bourgeois e modos feministas de criar. São Paulo: Annablume, 2017.

CATALOGO LEDA CATUNDA: 1983 – 2008/ apresenta o Marcelo Mattos Araujo; curadoria e texto Ivo Mesquita; texto Lilian Toni; cronologia Juliana Ripoli. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília: Unesco, 2002.

RODRÍGUEZ BENCOMO, A. Cuerpos liminales. Pensando la creación en la opción despatriarcal/decolonial. En: Iberoamérica social. Revista-red. de estudios sociales. Vol.5, Nr 8, 2017, pgs.115 – 136.

SIMIONI, Ana Paula. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. Revista Proa, n°02, vol.01, 2010

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Descosturando gêneros: da feminização das artes têxteis às subversões contemporâneas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia (Org.). CORPO E MODA: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 11 – 23.

TEDESCO, João Carlos (Org.). Usos de memórias. Passo Fundo: UPF, 2002.

XIMENES, Maria Alice. Moda e Arte na Reinvenção do Corpo Feminino do Século XIX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011. Rio de Janeiro: Editora SENAC Rio.

Downloads

Publicado

27.06.2023

Como Citar

Silva, L. R. G., Santos, M. L. dos, & Freitag, V. (2023). Narrativas entrelaçadas com o têxtil. Cartema, 11(11). https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.251133

Edição

Seção

Fluxo Contínuo - Artigos