A reciclagem de materiais como processo de hibridismo cultural

Autores

  • Renata Wilner

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251698

Resumo

A reciclagem de materiais é procedimento corriqueiro no ensino de artes visuais.
É comum associá-la a valores ecológicos e econômicos. Aqui caberá refletir acerca
das implicações propriamente artísticas, estéticas e culturais desse fenômeno, e sua
abordagem pedagógica por tal viés. As operações de ressignificação de objetos industrializados
descartados são enfocadas como hibridismo estético-cultural no contexto
contemporâneo, em especial no meio urbano. A característica de hibridismo entre o
industrial e o artesanal encerra a interculturalidade entre vários códigos – tradicionais,
modernos, locais, microlocais (bairros, “tribos”, classes sociais, grupos étnicos), regionais,
globais, midiáticos.
Palavras-chave: hibridismo cultural; reciclagem de materiais; meio urbano; arte-educação.

Biografia do Autor

Renata Wilner

Professora Adjunta do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da
UFPE. Atuou como professora de Artes Plásticas em escolas das redes estadual e municipal
do Rio de Janeiro de 1994 a 2009, e como Pesquisadora de Arte na Empresa Municipal
de Multimeios MULTIRIO. Graduada em Licenciatura em Educação Artística
com habilitação em Artes Plásticas pela UFRJ. Mestre e Doutora em Artes Visuais pela
UFRJ. Recebeu o Prêmio Anísio Teixeira concedido pelo Centro de Referência da Educação
Pública da Cidade do Rio de Janeiro em 2006, no campo temático Tecnologia em
Educação, com a monografia “Do Rio Papa-couves ao toque do pandeiro: uma experiência
de animação no Núcleo de Arte Avenida dos Desfiles”.

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Como Citar

Wilner, R. (2012). A reciclagem de materiais como processo de hibridismo cultural. Cartema, 1(1), 46–64. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251698