A Linguagem dos campos e o urro das florestas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2013.251720Palavras-chave:
Arte contemporânea, Epistemologia, Filosofia, Cultura visual contemporânea.Resumo
Este artigo analisa o conceito de “campo disciplinar” em especial quando aplicado à
produção artística contemporânea. Questiona até que ponto tal disciplinarização do saber
não implicaria em um fechamento epistemológico e autofágico. Quando aplicado
à produção artística, o raciocínio disciplinar não levaria a uma domesticação do poder
intempestivo da arte?
Referências
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.
SOUSA, Edson Luis André de. Uma Invenção da Utopia. São Paulo: Lumme Editor, 2007.
DELEUZE, Gilles e Claire Parnet. Diálogos. Lisboa: Relógio D´Água Editores, 2004.
KUHN, Th omas. A Estrutura das Revoluções Científi cas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Diferença e Repetição. São Paulo: Graal, 2006.
BUÑUEL,Luis. Meu Último Suspiro. São Paulo: Ed. Nova Fronteira. 1992.
SANT´ANNA, Aff onso Romano. O Enigma Vazio: Impasses da Arte e da Crítica. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2008.
GULLAR, Ferreira. Do fazer ao Exibir-se. Ilustrada. Folha de S. Paulo. São Paulo, 18 de julho de 2010.
William Foote-Whyte. Treinando a Observação Participante. In GUIMARÃES, Alba Zaluar. Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves.
BASBAUM, Ricardo. Além da Pureza Visual. Porto Alegre: Ed. Zouk.,2007.
MORIN, Edgar. O Método III- O Conhecimento do Conhecimento. Porto Alegre: Ed. Sulina, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. Panorama 99: O Acervo como Parâmetro. In Panorama da Arte Brasileira 1999. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1999.
Laura Vinci (http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/001544.ht
ml)
O Mercado de Futuros e Suas Aplicações. Mesa de Operações BM&F. Banco Bradesco.
BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. São Paulo: Ed. Casacnaify, 2006.
HEGEL, G.W.F. Apud PETERS, Michael. Pós Estruturalismo e Filosofia da Diferença: Uma Introdução. Belo Horizonte: Ed. Autêntica. 2000.