Meninos do Campus: Experimentando arte no CAC
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2013.251724Palavras-chave:
Ensino de arte, Práticas pedagógicas, Inclusão social.Resumo
Meninos do Campus foi um projeto de ações pedagógicas realizadas no campo do ensino
de arte voltado para um público de crianças e adolescentes que permaneciam no entorno
da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa realizada objetivou reconstituir
uma história dessas ações. Entre os documentos consultados estão os produzidos pelos
professores, cadernos de acompanhamento pedagógico, planos de atividades, fotografi
as, atividades realizadas pelas crianças e adolescentes, entrevistas, relatórios de experiências.
A pesquisa possibilita uma ampliação do ver, do entender as práticas no ensino
de arte e o universo de ações, desafi os, descobertas e aprendizagens inseridas no mesmo,
compreendendo melhor o lugar em que se está inserido.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Caminhos para a conscientização. Revista Educação. Set. 2011. Disponível na internet. http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/97/artigo233134-1.
asp. Acesso em 26 jun. 2012.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Perspectiva/ Fundação IOCHPE, 1991.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: Confl itos e Acertos; São Paulo: Max Limonad,1984.
DONDIS, Donis A. Caráter e conteúdo do alfabetismo visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GONÇALVES, Ana Lucia e MOURA, Yesa Carrapateira. Projeto Oficina de Gravura para os Meninos do Campus. Relatório Final. Recife: CAC/ UFPE, 2002, 73 fls.
Diário de Pernambuco, 15 de Outubro de 1999.
Álbum de Atividades Meninos do Campus.
Álbum de Fotografias Meninos do Campus.
VASCONCELLOS, Rosa. [Relatos de experiência] Arte&Cidadania: Meninos do Campos da UFPE – Um projeto de inclusão social.In: Fundação de Cultura Cidade do Recife. Diálogos entre arte e público. Recife: Copyleft, 2008, p. 122 a 126