O “Anjo medroso” no acervo Naïf do Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) em Campina Grande
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2014.251743Palabras clave:
Arte Naïf, MAAC, Leitura de Imagens, Pesquisa, Alexandre Filho.Resumen
Este ensaio objetiva analisar a obra “Anjo medroso” do artista Alexandre Filho no acervo do Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC), da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. O recorte Naïf do acervo do MACC é composto por 55 obras datadas de 1966 a 2004, contando com trabalhos de artistas significativos para a arte brasileira.
Ao analisar a pintura trabalhei com a proposta da “leitura iconográfica” (PANOFSKY, 1991) aplicada a obra específica do artista, parti do pressuposto de que a produção Naïf é parte significativa da produção visual da arte brasileira, mantendo um nicho específico no Brasil e no mundo e que permanece como um campo aberto para o desenvolvimento de novas pesquisas na área.
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