O ensino das artes visuais na visão de estudantes do fundamental ii de escolas públicas e privadas de Recife e Jaboatão

Autores

  • Veruschka Greenhalgh Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2014.251748

Palavras-chave:

Ensino, Arte, Estudantes.

Resumo

Este artigo busca fazer um levantamento sobre o ensino das artes visuais no nível Fundamental II, para tanto foram realizadas entrevistas com estudantes das redes pública e privada de ensino a respeito das aulas de artes. Para a construção deste artigo buscou-se embasamento teórico em autores que defendem o ensino das artes, bem como nas determinações legais da LDB nº 9.394/96 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Jonh Dewey e o ensino da arte no Brasil. 5. ed.- São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília - DF: Câmara dos Deputados, Coordenação

Edições Câmara, 2010.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)] LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília – DF, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/

ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 de agosto de 2013

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC / SEF, 1998.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? 2. Ed. - Campinas: Papirus, 1985.

LOWENFELD. Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1976.

OSINSKI, D. Arte, história e ensino : uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001.

PIAGET, Jean. A educação artística e a psicologia da criança. Disponível: http://www.

ufrgs.br/psicoeduc/piaget/educacao-artistica. Publicado em: 11 de junho de 2008. Acesso em: 16/03/2013

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

RIZZI, Maria Cristina Machado. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: Ana Mae Barbosa. (ORG.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. – (Estudos; 248/ dirigida por J. Guinsburg). (p. 335-348)

Rossi, Maria Helena Wagner. Fundamentos da prática do desenho na escola. Disponível em: www.revista.art.br/CONFAEB2012/PROGRAMA.pdf - 2012. Acesso em: 21/03/2013

VALENÇA, Kelly Bianca Cliff ord. Arte contemporânea no contexto escolar: ausências e resistências. in: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas,

Transversalidades nas Artes Visuais, 18º. 2009, Salvador, Bahia. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2009/pdf/ceav/ kelly_bianca_cliford_ valenca.pdf. Acesso em: 20/07/2013

VIGOTSKY, Lev, A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio D’água, 2009.

Downloads

Como Citar

Greenhalgh, V. (2014). O ensino das artes visuais na visão de estudantes do fundamental ii de escolas públicas e privadas de Recife e Jaboatão. Cartema, 3(3), 123–133. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2014.251748