O valor de cada artista
DOI:
https://doi.org/10.52583/cartema.v4i4.251761Palavras-chave:
Crítica de arte, Recepção da obra de arte, Mercado de arte.Resumo
Como definir o valor de um artista? E de uma obra de arte? As respostas a essas questões que hoje são definidas por agentes do mercado, há séculos desafiam críticos, teóricos e historiadores da arte. Aqui propomos algumas ideias resultantes do confronto entre um trabalho contemporâneo do coletivo de artistas Filé de Peixe, e dois textos críticos publicados na França em 1708 e 1882. O confronto improvável entre esses discursos nos leva a pensar sobre as mudanças na avaliação crítica das obras no decorrer da história e sobre as relações entre artistas, público e mercado de arte.
Referências
COLETIVO FILÉ DE PEIXE. <http://www.coletivofiledepeixe.com/> Acesso em: 6 set. 2015.
DE PILES, Roger. Cours de peinture par principes. Paris: Jacques Estienne, 1708. Disponível em <https://archive.org/details/ depeintureparpri00pile>. Acesso em: 20 set. 2015.
DE RIS, Clément. La Balance des Peintre de Roger de Piles. Gazette des Beaux Arts, Paris, p. 569-571, 1 jun. 1882.
EPHRUSSI, Charles. Clément de Ris. Gazette des Beaux Arts, Paris, p. 398-402, 1 nov. 1882.
GRADDY, Kathryn. Taste Endures! Th e Rankings of Roger de Piles (†1709) and Th ree Centuries of Art Prices. Journal of Economic History, Cambridge, v. 73, n. 3, p. 766-791, set. 2013.
GRILO, Rubem. Gravura, linguagem e vida. In: OFICINAS: gravura. Rio de Janeiro: SENAC, 1999. p. 113-118. Disponível em <https://www.escritoriodearte.com/artista/rubem-grilo/> Acesso em: 10 set. 2015.
LABRA, Daniela. Alex Topini: Feiras. Rio de Janeiro, 2 de julho de 2012. Disponível em <http://www.artesquema.com/escritos/alex-topini-feiras/> Acesso em: 10 set. 2015.
MARQUES, Luiz. MARE. Museu de Arte para a pesquisa e educação. Disponível em <http://www.mare.art.br/> Acesso em 3 set. 2015.
VASARI, Giorgio. Vie des artistes. Paris: Bernard Grasset, 2007.