Os ditos e escritos acerca das formações estéticas de professores(as): um olhar para as pesquisas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.52583/cartema.v4i4.251762Palavras-chave:
Formações Estéticas, Estado da Arte, Formação de Professores(as).Resumo
A partir da aproximação com os debates contemporâneos acerca das culturas, estéticas e arte numa visão ampliada, elaboramos o presente artigo que é fruto de uma investigação desenvolvida com o interesse de compreender o debate sobre as formações estéticas de professores(as). Recorremos ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para buscar as investigações realizadas entre os anos de 2000 a 2011 nos níveis de Mestrado e Doutorado. O estudo trouxe aporte para entender alguns ditos e escritos acerca das formações estéticas de professores(as) nas pesquisas destacadas e também nos faz perceber a importância de estudos que propiciem pensar as formações estéticas na formação inicial em Pedagogia de diferentes lugares, contextos, realidades.
Referências
AGUIAR, Maira Pêgo de. A constituição do sentido estético de alunos do Curso de Pedagogia. 2010. 220 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília: MEC/SEF, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 12 Set. 2011.
CARVALHO, Alexandre Sônego de. Formação cultural do professor no Programa Pedagogia Cidadã. 2009. 95 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2009.
CARVALHO, S. H. E.. Formação cultural de professores de séries iniciais e suas implicações no ensino da arte. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2003.
CRUZ, S. P. S. A construção da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: sentidos atribuídos às práticas por professoras da rede municipal de ensino do Recife. 2012. 280 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal dePernambuco, CE, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S; ANDRÉ, M. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
OLIVEIRA, Edite Colares. A dimensão estética na formação do educador: a elaboração de um ideário coletivo. 2008. 207 p. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes e afi rmação. Brasília: Liber Livro, 2012.
MATOS, Gregório de. Obra poética. Org. James Amado. Prep. e notas Emanuel Araújo. Apres. Jorge Amado. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.
NOGUEIRA, Monique Andries. A formação cultural de professores ou a arte da fuga. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, Universidade de São Paulo, USP, 2002.
PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, D. E. PARAÍSO, M. A. (orgs.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza
Edições, 2012.
PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SANTOS, A. C. B. A. Educação estética e formação inicial de professores da Educação Básica: um estudo hermenêutico do projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia, na modalidade a distância. 2011. 190 p. Dissertação (Mestrado em Educação).
Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SCARTAZZINI, Simone Maria. A educação estética na formação em serviço do professor de Educação Infantil. 2012. 114 p. Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012.
SOARES, Maria Luiza Passos. Educação estética – investigando possibilidades a partir de um grupo de professoras. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). 2008. 99 p. Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.
VIDAL, F. S. L. A Formação Inicial de Professores e o Ensino da Arte: um estudo em Instituições do Ensino Superior do Estado de Pernambuco. 2011. 213 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco,
Recife, 2011.