Imagens Malvadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.267099

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, aprendizado de máquina, teoria da imagem, trabalho precarizado

Resumo

Neste texto, a artista e ensaísta Hito Steyerl aborda as imagens geradas por IA a partir dos múltiplos sentidos da palavra inglesa mean. Com seu humor característico, a autora afirma tratar-se de imagens médias (mean), pois são geradas através de uma média de dados estocados num banco para aprendizado de máquina. Porém, também são imagens malvadas (mean), pois a média que as gera se baseia num funcionamento estatístico que pode se prestar a fins higienistas e até mesmo eugenistas. Esteticamente, são imagens medíocres, médias, mas social e economicamente nefastas, pois têm como base uma rede perversa de microtrabalhadores precários do capitalismo contemporâneo e ensaiam a criação de um espectador que transforma a vida em jogo de cassino.

Biografia do Autor

Hito Steyerl, Universidade de Artes de Berlim

Hito Steyerl é professora de cinema e vídeo experimental e cofundadora do Centro de Pesquisa para Políticas por Procuração na Universidade de Artes de Berlim. Ela estudou cinematografia e documentário em Tóquio e Munique, e defendeu sua tese de doutorado na Academia de Belas Artes de Viena. Sua pesquisa concentra-se em mídia, tecnologia e na distribuição de imagens.

André Antônio Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto no Departamento de Artes da UFPE. Graduado e Mestre em Comunicação pela UFPE e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, linha de pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Foi professor substituto do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE entre 2017 e 2019. Foi também professor na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), lecionando no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia com ênfase na relação entre Fotografia e Artes Visuais. É diretor e roteirista de cinema junto à Ponte Produtoras e ao coletivo Surto & Deslumbramento. Atua também como diretor de arte e montador de cinema e vídeo.

Hermano Callou, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É crítico, programador e pesquisador de cinema. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, atualmente realiza estágio pós-doutoral na mesma instituição.

Referências

STEYERL, H. Main Images. New Left Review, [S. l.], n. 140-141, p. 82-97, 2023. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/ii140/articles/hito-steyerl-mean-images. Acesso em: 16 jun. 2025.

Downloads

Publicado

09.07.2025

Como Citar

Steyerl, H., Barbosa, A. A., & Callou, H. (2025). Imagens Malvadas. Cartema, 15(15), 1–13. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.267099

Edição

Seção

Dossiê: Imagem em Movimento - Traduções