ENUNCIADOS OPINATIVOS E O TOM CRÍTICO EM CADA OLHAR
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar sugestões de análise das linguagens midiáticas como subsídio para o profissional de educação do Ensino Médio, a fim de orientar os aprendizes a olharem de maneira crítica os diversos discursos inseridos na esfera jornalística. Com apoio nos conceitos sobre gêneros discursivos expressos na Estética da Criação Verbal e em outros textos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo foi possível observar as relações dialógicas entre os enunciados editorial e charge, o leitor presumido e o contexto sócio-histórico. Foram empregadas, também, concepções teóricas direcionadas à análise da linguagem verbovisual baseada em Dondis (2007). Para tal estudo foi examinada a materialidade de cada enunciado, selecionados do jornal Folha de São Paulo, de 18/03/2011, cujo assunto, a visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil, conduziu a temas diversos sobre a relação Brasil e EUA. Por meio do cruzamento dos sentidos de diferentes pontos de vista procura-se observar a sintonia ou a assimetria entre os dois enunciados, pelo tom avaliativo adotado em cada um deles. Também, observa-se como respondem ao leitor pressuposto do jornal e ao contexto imediato. Espera-se que esse estudo desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem, venha a acrescentar ao profissional de educação sugestões de análise das diversas linguagens midiáticas, a fim de auxiliar os aprendizes quanto ao julgamento crítico das opiniões apresentadas pela mídia impressa.
Palavras-chave: relações dialógicas; linguagem verbovisual; mídia impressa.