ENUNCIADOS OPINATIVOS E O TOM CRÍTICO EM CADA OLHAR

Autores/as

  • Vania Maria Medeiros de Fazio Aguiar UNITAU
  • Miriam Bauab Puzzo UNITAU

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo apresentar sugestões de análise das linguagens midiáticas como subsídio para o profissional de educação do Ensino Médio, a fim de orientar os aprendizes a olharem de maneira crítica os diversos discursos inseridos na esfera jornalística. Com apoio nos conceitos sobre gêneros discursivos expressos na Estética da Criação Verbal e em outros textos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo foi possível observar as relações dialógicas entre os enunciados editorial e charge, o leitor presumido e o contexto sócio-histórico. Foram empregadas, também, concepções teóricas direcionadas à análise da linguagem verbovisual baseada em Dondis (2007). Para tal estudo foi examinada a materialidade de cada enunciado, selecionados do jornal Folha de São Paulo, de 18/03/2011, cujo assunto, a visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil, conduziu a temas diversos sobre a relação Brasil e EUA. Por meio do cruzamento dos sentidos de diferentes pontos de vista procura-se observar a sintonia ou a assimetria entre os dois enunciados, pelo tom avaliativo adotado em cada um deles. Também, observa-se como respondem ao leitor pressuposto do jornal e ao contexto imediato. Espera-se que esse estudo desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem, venha a acrescentar ao profissional de educação sugestões de análise das diversas linguagens midiáticas, a fim de auxiliar os aprendizes quanto ao julgamento crítico das opiniões apresentadas pela mídia impressa.

 

Palavras-chave: relações dialógicas; linguagem verbovisual; mídia impressa.

Biografía del autor/a

Vania Maria Medeiros de Fazio Aguiar, UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2012), envolvendo o discurso midiático impresso com os seguintes temas: relações dialógicas, linguagem verbovisual e gêneros discursivos, com experiência no ensino de Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Miriam Bauab Puzzo, UNITAU

Professor Doutor titular da Universidade de Taubaté, vinculado ao programa de Mestrado em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, literatura brasileira, jornalismo e publicidade.

Publicado

2012-07-08

Número

Sección

Artigos