REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA SOBRE A ATIVIDADE DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs

  • Gustavo Henrique da Silva Lima SEE-PE / UFPE

Résumé

Os critérios de avaliação estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) têm levado os Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP) a passarem por um  contínuo processo de reformulação, de forma a se adequarem a um novo paradigma de ensino de língua focado nos usos e nas práticas sociais. Na tentativa de refletir um pouco sobre as implicações disso para o ensino de leitura nas escolas, este estudo tem como objetivo verificar como os professores de Língua Portuguesa têm ressignificado as atividades de leitura propostas pelo LDP.

Biographie de l'auteur

Gustavo Henrique da Silva Lima, SEE-PE / UFPE

Doutorando em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco. É graduado em Letras (2001) e Mestre em Letras (Linguística) (2004) também pela UFPE. Atua como técnico de ensino de Língua Portuguesa na Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte (PE) e ministra Cursos de Pós-Graduação (Latu-Sensu) e de Formação Continuada para Professores da Educação Básica .Tem ampla experiência na área de ensino e pesquisa, atuando principalmente no campo da Linguística Aplicada.

Téléchargements

Publiée

2012-07-08

Numéro

Rubrique

Artigos