But do not take so long (trad. Martina Martensson)

Lucila Nogueira

Resumo


Nascida no Rio de Janeiro, LUCILA NOGUEIRA mora no Recife há muitos anos, onde se fez conhecida como poeta, autora de vinte e dois livros de poesia e outros ensaios. Com o livro Almenara ganhou o prêmio Manuel Bandeira do Governo do Estado de Pernambuco. Foi a primeira brasileira a participar do festival internacional de Poesia de Medellin, em sua XVI versão. Representou igualmente o Brasil no XII Festival Internacional de Poesia de La Habana , no XV Encuentro de Mujeres Poetas en el País de las Nubes, realizado em Oaxaca, México (2007). Está incluída na Antologia de Poetas Brasileños editada em Madrid em 2007 pela Huerga y Fierro Editores e na Anthologie Poétique Nantes Recife, édition de la Maison de la Poésie de Nantes com a prefeitura do Recife, no mesmo ano. Sobre Lucila, diz Afonso Romano de Sant'Anna: “Essa Lucila Nogueira, lá no Recife, não contente de ser uma boa poeta, acaba de aprontar mais uma de suas façanhas: publicou dois suculentos volumes estudando o lado político e social da poesia de João Cabral de Melo Neto: O CORDÃO ENCARNADO: UMA LEITURA SEVERINA (Edições Bagaço). Além de resgatar os poemas sociais que Cabral dissimulava, ela faz um vasto painel da vida política e ideológica do país no sec.XX, paralelizando a poesia severina de Cabral com os quadros sobre fome e nordeste de Portinari, as obras de Josué de Castro, Julião, Graciliano e outros.” É professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - na graduação e na pós. No primeiro número de Eutomia, (Ano I v. I, julho 2008) publicou o poema "Punks na Demoteket".

 

MARINA MARTENSSON é de nacionalidade sueca e brasileira. Tem mestrado em Applied English Linguistics na Hogskolan Dalarna University, Suécia, onde reside há dez anos, atualmente na cidade de Gavle. Fala inglês, português, sueco, francês, espanhol, alemão e italiano.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i07p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional