Leitura e escrita em Projeto Didático de Gênero: o uso de tecnologias e o desenvolvimento das capacidades de linguagem

Dorotea Frank Kersch, Renata Garcia Marques

Resumo


Resumo: Ler e escrever no séc. XXI ultrapassa o limite da palavra impressa. Os desafios que se impõem aos professores são de, nas suas aulas, levar os alunos a ler, escrever e discutir textos multissemióticos. Neste artigo, apresenta-se um Projeto Didático de Gênero desenvolvido com alunos multirrepetentes em escola localizada na periferia de São Leopoldo-RS. Nosso objetivo é mostrar como é possível trabalhar leitura e escrita como práticas sociais, usando tecnologias digitais. Os resultados mostram que, mesmo em escola de periferia, com poucos recursos e sem acesso à internet, foi possível desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, entre elas aquelas necessárias à leitura e produção de textos multimodais.

Palavras-chave: Projeto Didático de Gênero; capacidades de linguagem; leitura e escrita.



Abstract: Reading and writing in the 21th century overpass the boundaries of the printed word. The challenges that are faced by the teachers, in the classrooms, include inspiring students to read, write and discuss multisemiotic texts. In this article, we present a Genre Didactic Project developed with students that have failed multiple times in a school located on the distressed neighborhood of São Leopoldo -RS. We aim to demonstrate how it is possible to work the reading and writing skills as social practices by using digital technologies. The results show that even in a school from a distressed neighborhood with few resources and no access to the internet, it was possible to improve the students' language skills, including those required to read and produce multimodal texts.

Keywords: Genre Didactic Project; laguage skills; reading and writing.


Texto completo:

PDF

Referências


BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2.ed. São Paulo: EDUC, 2009.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Cristóvão. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, Maria Angela; LOPES, Paulino Teixeira; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matencio. Campinas: Mercado de Letras. 2013. p. 357-383.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia; STUTZ, Lídia. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no conteúdo francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: Szundy, P.T.C.; Araújo, J. C.; Nicolaides, C. S; SILVA, R. A. (orgs.). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011, v1, p.17-40.

DALEY, Elizabeth. Expandindo o conceito de letramento. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 49, n. 2, p. 481-491, Dec. 2010 . Disponível em . access on 10 Julho 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000200010.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, Jean-Paul. “L’acquisition des discours: emergence d’une competence ou apprentissage de capacities langagières?” ÈLA – Études de Linguistique Appliquée, 1993, nº 92, pp. 23-37.

GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F.. (orgs.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

GUIMARÃES; A. M. M.; KERSCH, D. F.(orgs). Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. -- (Série Caminhos da Construção)

GUIMARÃES; A. M. M.; KERSCH, D. F.(orgs). Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. -- (Série Caminhos da Construção)

KERSCH, D. F. ; GUIMARÃES, A. M. M. . Por uma formação continuada cooperativa: o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no ensino fundamental no contexto de um município brasileiro. In: VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Anais, Natal. VI SIGET/ANAIS, 2011.

KERSCH, D. F. ; GUIMARÃES, A. M. M. A construção de projetos didáticos de leitura e escrita como resultado de uma proposta de formação continuada cooperativa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, p. 533-556, 2012

KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, I. (Orgs.) O ensino e a formação do professor. Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. 248 p. p. 223-243.

LEMKE, Jay L.. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. linguist. apl., Campinas , v. 49, n. 2, p. 455-479, Dec. 2010 . Disponível em . acesso em 10 Jul 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009.

MARQUES, R. G. Projeto didático de gênero como possibilidade para o ensino da língua materna e o desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos multirrepetentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dorotea Frank Kersch.

RABELLO, K. R. O uso de artigos midiáticos de divulgação científica em um Projeto Didático de Gênero: uma proposta para construção do aprendizado interdisciplinar em sala de aula. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dorotea Frank Kersch.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social, São Paulo: Parábola Editorial, 2009

SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. 3. ed. Campinas: Mercados das Letras, 2011.

WELLS, G. La unión de las dimensiones sociales, intelectuales y afectivas de la educación para transformar la sociedad. In: ALCALDE, A. I. et al. Transformando la escuela: las comunidades de aprendizaje. Barcelona: Editorial Grao, 2006. p. 19-28.

-----------------------------------------------------------------------------------

DOI: http://dx.doi.org/10.19134/eutomia-v1i15p384-407




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i15p384-407

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional