Sobre a semiótica de Heráclito e o sentido literário da Filosofia

Nazareno Eduardo de Almeida

Resumo


Resumo: Este artigo possui uma intenção geral que se realiza através de três intenções específicas. A intenção geral é fazer uma contribuição relevante em direção a um tratamento adequado do sentido literário da filosofia a partir da semiótica de Peirce (especificamente do que chamou de retórica formal) cognitivamente orientada. As intenções específicas são: (i) mostrar que as figuras retóricas, deste ponto de vista, quando operadas pelos textos filosóficos, têm um valor argumentativo; (ii) que o sentido literário da filosofia de Heráclito, amplamente reconhecido mas insuficientemente analisado, se deve a uma concepção semiótica do logos, e que a figura retórica fundamental de seus fragmentos é a alegoria entendida enquanto inferência analógica, de modo que o sentido semiótico do pensamento de Heráclito, até agora apenas indicado, possa ser amplamente explicitado; e (iii), por contraste, mostrar a insuficiência da tese segundo a qual “não há o fora do texto” (atualmente tão em voga) e que trivializa a relação entre filosofia e literatura, obstando sua análise adequada, tal como aqui proposta.

Palavras-chave: Semiótica; Heráclito; Filosofia; Literatura.



Abstract: This paper has a general intention accomplished through three specific intentions. The general intention is to make a relevant contribution toward an adequate approach of the literary sense of philosophy from the Peircean semiotics point of view (particularly from what he called formal rhetoric) cognitively oriented. The specific intentions are: (i) to show that rhetoric figures, from this standpoint, when operated by philosophical texts, have an argumentative value; (ii) that the literary sense of Heraclitus’ philosophy, widely recognized but not enough explained, is due to a semiotic conception of logos, and that the fundamental rhetoric figure of their fragments is the allegory understood as analogical inference, so that the semiotic sense of Heraclitus thought, until now just pointed out, can be extensively exposed; and (iii), by contrast, to show the insufficiency of the general thesis according to which “there is no outside-text” (presently so fashionable), which trivializes the relation between philosophy and literature, preventing an adequate analysis of that relation, such as here proposed.

Key-words: Semiotics; Heraclitus; Philosophy; Literature.


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DOI: http://dx.doi.org/10.19134/eutomia-v1i15p234-266




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