Trabalho do professor em sala de aula: a função didática das justificativas para o ensino e a aprendizagem da compreensão em leitura na educação infantil

Glaís Sales Cordeiro

Resumo


Resumo: O estudo aqui apresentado diz respeito ao trabalho do professor no que tange ao ensino-aprendizagem da compreensão em leitura no nível da educação infantil. Seu objetivo principal é de descrever e compreender a ação mediadora do docente e as condições de acesso à compreensão de um conto tradicional e ao gênero « conto » a partir de um dispositivo didático que implica a produção coletiva de justificativas dos pontos de vista dos alunos. Os resultados do estudo revelam que procedimentos de justificativa constituem-se como uma ferramenta semiótica, para o professor e para os alunos, de transformação das capacidades de pensar e apreender o objeto de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, nossa contribuição pode levar à abertura de novas pistas no domínio da pesquisa, mas igualmente no domínio da formação inicial e continuada de professores da educação infantil.

Palavras-chave: trabalho do professor; educação infantil; compreensão em leitura; sequência de ensino; procedimentos de justificativa.

 

Abstract: The study we present here concerns teacher’s work in regard of reading comprehension instruction in kindergarten education. It aims at describing and understanding teacher’s mediating action and the conditions of access to comprehending a traditional fairy-tale and to “fairy-tale” genre on the basis of a didactic means that involves students’ collective construction of points of view through justification procedures. The results show that justification procedures constitute a semiotic tool, for the teacher and for the students, which may transform capacities of thinking about and apprehending the object to be taught and learned. In this way, our contribution may open new paths concerning research as well as basic and continued education of kindergarten teachers.


Keywords: teacher’s work; kindergarten education; reading comprehension; teaching sequence; justification procedures.


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DOI: http://dx.doi.org/10.19134/eutomia-v1i15p447-467




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