Postface : Sur quelles bases et comment redynamiser la formation des enseignants ?

Jean-Paul Bronckart

Resumo


Jean Paul-Bronckart apresenta em três tempos as suas contribuições. Ele parte das bases epistemológicas do ISD, reúne os enfoques dados ao tema, isto é, A formação docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, e nos mostra as articulações realizadas entre este quadro teórico e outros, em função dos objetivos das investigações em discussão. No curso de sua construção discursiva, Bronckart delineia quatro ângulos, ao agrupar as nove pesquisas realizadas e, ao mesmo tempo, mostra quatro perspectivas de entendimento da problemática. O mentor do ISD conclui seu texto apontando elementos que nos dão pistas para uma redinamização da formação inicial e continuada de professores.


Texto completo:

PDF

Referências


BRONCKART, J.-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008, 208 p.

BRONCKART J.-P. , BULEA, E. & BOTA, C. (Ed.) O Projeto de Ferdinand de Saussure. Fortaleza : Parole et Vie, 2014, 434 p.

BRONCKART, J.-P. & Groupe LAF (Ed.) Agir et discours en situation de travail. Cahiers de la Section des sciences de l’Education (Université de Genève), 103, 312 p, 2004.

BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

BULEA, E. O signo em Ferdinand de Saussure : um campo chave para a chave dos campos. Traduzires, 3, 31-53, 2013. http://seer.bce.unb.br/index.php/traduzires/article/view/9938/7274

BULEA, E. & BRONCKART, J.-P. Les conditions d’exploitation de l’analyse des pratiques pour la formation des enseignants. Linguarum Arena, 1, 43-60, 2010.

BULEA, E., FRAGA LEURQUIN, E. & DELANO VIDAL, F. O agir do professor e as figuras de ação : por uma análise interacionista. In L. Bueno, M.-A. Paulino Teixeira Lopes & V. L. Lopes Cristovão (Ed), Gêneros textuais e formação inicial : uma homenagem à Malu Matencio (pp. 109-132). Campinas-Sao Paulo : Mercado de letras, 2013.

HOFSTETTER, R. & Schneuwly, B. (Ed.). Savoirs en transformation: au cœur des professions de l´enseignement et de la formation. Bruxelles: De Boeck, 2009.

KLEIMAN, A. B. A formação do professor. Campinas : Mercado de Letras, 2008.

MACHADO, A.-R. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina : Eduel, 2004.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i15pI-VIII

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional