Possibilidades de participação na sala de aula virtual: uma análise dos modos de interação em um componente on-line de leitura instrumental em inglês

Claudio de Paiva Franco

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo ampliar a percepção sobre participação no ambiente on-line e discutir as possibilidades de participação inauguradas na sala de aula virtual de um componente on-line de leitura instrumental em inglês. Para iluminar a discussão dos dados gerados, este estudo oferece um arcabouço teórico sobre interação e interatividade, com ênfase nos modos de interação no ensino a distância.

Palavras-chave: interação, ensino a distância, inglês.

 

Abstract: This article aims at broadening the perception of online participation and discussing the possibilities of participation inaugurated in the virtual classroom of an online course on reading in English. To illuminate the discussion of the data gathered, this study offers a theoretical framework on interaction and interactivity, with emphasis on modes of interaction in distance education.

Key words: interaction, distance education, English.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, Terry. Modes of interaction in distance education: recent developments and Research Questions. In: MOORE, Michael. & ANDERSON, William. (eds.). Handbook of distance education. Lawrence Erlbaum Associates, 2003, p.129-144.

ANDERSON, Terry; VARNHAGEN, Stanley, & CAMPBELL, Katy. Faculty adoption of teaching and learning technologies: Contrasting earlier adopters and mainstream faculty. Canadian Journal of Higher Education, 28(2-3), 1998, p.71–98.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas, SP: Associados, 1999.

COLE, Jason & FOSTER, Helen. Using Moodle: teaching with the popular open source course management system. 2nd ed. Sebastopol, CA: O’Reilly Community Press, 2008.

DAVIS, Charlotte Aull. Observing, participating. In: Reflexive ethnography: a guide to researching selves & others. London: Routledge. 1999.

ERICKSON, Frederick. Prefácio. In: COX, M. & ASSIS-PETERSEN, A. (Orgs.). Cenas de sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Linguística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.

______. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A. vol 10/2. p. 329-338, 1994.

MONTEIRO, Dilva Martins; RIBEIRO, Victoria Maria Brant e STRUCHINER, Miriam. As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual. Educação & Sociedade [online], vol. 28, n. 101, 2007, p. 1435-1454. Disponível em: Acessado em 13 de mar. 2010.

MOORE, Michael. Three types of interaction. The American Journal of Distance Education, 3(2), 1-7, Pennsylvania State University, Pennsylvania, 1996.

NUNES, Myriam Brito Corrêa. Visão sócio-interacional de Leitura. Publicação em CD-ROM. In: Tânia Salliés. (Org.). Oficina de leitura instrumental: planejamento e elaboração de materiais. Coletânea de documentos. IPEL/PUC-Rio, 2005.

PALLOFF, Rena M. & PRATT, Keith. Building online learning communities: effective strategies for the online classroom. Jossey-Bass Publishers, San Francisco, CA, 2007.

TUOVINEN, Juhani. Multimedia distance education interactions. Education Media International, 37(1), 2000, p. 16–24.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i05p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional