O Escritor: Uma “Máquina de Produzir Desordem”
Resumo
Resumo: Ana Hatherly fez uma releitura criativa da herança cultural barroca, ao mesmo tempo em que dialogou com formas e procedimentos da vanguarda internacional (e em particular com a Poesia Concreta), visando a reinvenção da escrita, mesclando recursos da literatura, da música, da pintura e outras formas de expressão. Claudio Daniel aponta o gesto transgressivo da autora ao chamar seu livro “O Escritor”de romance, uma vez que a obra escapa a qualquer definição de texto literário, questionando inclusive o conceito de literatura.
Palavras-Chave: Ana Hatherly, vanguarda, barroco, labirinto.
Abstract: Ana Hatherly performed a creative rereading of the cultural heritage baroque, and at the same time established a link with forms and procedures of the international vanguard (especially with the Concrete Poetry), pursuing the reinvention of the writing, merging resources of literature, music, painting and other forms of expression. Claudio Daniel points to the transgressive gesture of the author, when she calls her book “The Writer” a novel, since it escapes any definitions of literary text and challenges the concept of literature itself.
Keywords: Ana Hatherly, vanguard, Baroque, labirynth.
Referências
ÁVILA, Affonso: O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: ed. Perspectiva, 1994.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FREITAS, Lima de. Das geometrias labirínticas. Revista ICALP, vol. 2/3, 1985, 6981.
HATHERLY, Ana: O escritor. Lisboa: Moraes Editores, 1975.
HATHERLY, Ana: O espaço crítico. Lisboa: Editorial Caminho, 1979.
HATHERLY, Ana. Obra visual: 1960-1990. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.
HOCKE, Gustav René. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HOLLANDA, Aurélio Buarque. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
HUIZINGA, Joahan. Homo ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: ed. Perspectiva, 2007.
MOLES, Abraham. Teoria da informação e percepção estética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
PERLOFF, Marjorie. O momento futurista. São Paulo: Edusp, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.