O Escritor: Uma “Máquina de Produzir Desordem”

Autores/as

  • Claudio Daniel Universidade de São Paulo (USP)

Resumen

Resumo: Ana Hatherly fez uma releitura criativa da herança cultural barroca, ao mesmo tempo em que dialogou com formas e procedimentos da vanguarda internacional (e em particular com a Poesia Concreta), visando a reinvenção da escrita, mesclando recursos da literatura, da música, da pintura e outras formas de expressão. Claudio Daniel aponta o gesto transgressivo da autora ao chamar seu livro “O Escritor”de romance, uma vez que a obra escapa a qualquer definição de texto literário, questionando inclusive o conceito de literatura.

Palavras-Chave: Ana Hatherly, vanguarda, barroco, labirinto.

 

Abstract: Ana Hatherly performed a creative rereading of the cultural heritage baroque, and at the same time established a link with forms and procedures of the international vanguard (especially with the Concrete Poetry), pursuing the reinvention of the writing, merging resources of literature, music, painting and other forms of expression. Claudio Daniel points to the transgressive gesture of the author, when she calls her book “The Writer” a novel, since it escapes any definitions of literary text and challenges the concept of literature itself.

Keywords: Ana Hatherly, vanguard, Baroque, labirynth.

Citas

ÁVILA, Affonso: O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: ed. Perspectiva, 1994.

ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2008.

FREITAS, Lima de. Das geometrias labirínticas. Revista ICALP, vol. 2/3, 1985, 6981.

HATHERLY, Ana: O escritor. Lisboa: Moraes Editores, 1975.

HATHERLY, Ana: O espaço crítico. Lisboa: Editorial Caminho, 1979.

HATHERLY, Ana. Obra visual: 1960-1990. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

HOCKE, Gustav René. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Perspectiva, 2005.

HOLLANDA, Aurélio Buarque. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

HUIZINGA, Joahan. Homo ludens. O jogo como elemento da cultura. São Paulo: ed. Perspectiva, 2007.

MOLES, Abraham. Teoria da informação e percepção estética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

PERLOFF, Marjorie. O momento futurista. São Paulo: Edusp, 1993.

Publicado

2015-11-19