Livro didático e o ensino da ortografia: regularidades e irregularidades da norma

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Cinthia Epitácio da Silva

Resumo


A norma ortográfica da língua portuguesa apresenta casos de regularidades e irregularidades na relação letra-som, que devem ser abordados no momento do ensino, porém, muitas vezes, esses casos não são levados em consideração pelo professor ou pelos recursos que estão à disposição do mesmo, como, por exemplo, o livro didático. Esse recurso, por ser de fácil acesso, pode nortear a prática de alguns docentes. Assim, a discussão aqui posta é parte de uma pesquisa que analisou o tratamento dado à ortografia nos livros didáticos de língua portuguesa e os impactos na prática docente. De modo mais específico, o objetivo deste artigo é refletir sobre o tratamento dado à ortografia em livros didáticos da área de Língua Portuguesa, mais especificamente, o trabalho com as regularidades e as irregularidades da norma. A discussão está centrada na análise de 4 coleções de livros didáticos do 3º ao 5º ano, sendo duas aprovadas no PNLD de 2007 e duas aprovadas no PNLD de 2010, porém uma das coleções não apresentava atividades específicas com o foco deste estudo. As outras 3 coleções avaliadas tenderam a não considerar as especificidades da norma, além disso, observou-se uma ênfase nas atividades de memorização.


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i11p%25p

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