Cadernos Pedagógicos “Poetas da Escola” e “Se bem me lembro...” no Programa Olimpíada de Língua Portuguesa: gêneros, memória, estética

Leni Dias de Sousa Erdei, Neiva de Souza Boeno, Simone de Jesus Padilha

Resumo


Neste artigo, apresentamos os Cadernos Pedagógicos “Poetas da Escola” e “Se bem me lembro...”, materiais didáticos alternativos do Programa Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, singulares em sua concepção, que didatizam os gêneros “poema” e “memórias literárias” por meio de sequências didáticas chamadas “oficinas”. Selecionamos um recorte das atividades pedagógicas desses cadernos com o objetivo de abordarmos a importância da “memória” como objeto estético, como elemento transversal e constituidor no ato de criação, tendo como aporte a noção de “memória” na teoria bakhtiniana. Acreditamos que esse ponto de vista colaborará com os professores em sala de aula, no intuito de darem novos sentidos e orientações discursivas às oficinas desses cadernos em prol da leitura e da escrita.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Marília. Memória do objeto – uma transposição bakhtiniana e algumas questões para a educação. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 1o sem. 2009. Disponível em: [http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/2993] Acesso em: 07 abr 2013.

ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 1999.

BAKHTIN, M. M. (1952-1953/1979). Estética da Criação Verbal. [Tradução aos cuidados de Paulo Bezerra]. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 3a. Ed. São Paulo:UNESP, 1993.

BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N (1929). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BERGSON, Henri. Matéria e memória; ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BARROS, Leila Figueiredo de. A autoria nas produções de crônicas da Olimpíada da Língua Portuguesa: um olhar enunciativo-discursivo. Dissertação de mestrado, Cuiabá: UFMT, 2012.

DOLZ, Joaquim; NOVERRZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: GÊNEROS orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. Edições Vértice, Editora Revista dos Tribunais Ltda., São Paulo-SP, 1990.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. SP: Cortez, 2001.

MACIEL, Sheila D. A literatura e os gêneros confessionais. In: BELON, A. R. & MACIEL, S. D. (org). Em diálogo: estudos literários e linguísticos. Campo Grande: Editora da UFMS, 2004.

PADILHA, Simone de Jesus. Os gêneros poéticos em livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino fundamental: uma abordagem enunciativo-discursiva. Tese de Doutorado. São Paulo, PUC-SP, 2005.

POETAS DA ESCOLA: caderno do professor: orientação para produção de textos / [equipe de produção Anna Helena Altenfelder; Maria Alice Armelin]. Coleção da Olimpíada, São Paulo: Cenpec, 2010.

PONZIO, Augusto et al. Fundamentos de Filosofia da Linguagem. RJ: Vozes, 2007.

PONZIO, Luciano. Icona e Raffigurazione Bachtin Malevic Chagall. Bari: Adriatica Editrice, I edizione 2000, II edizione riveduta, 2008.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

SE BEM ME LEMBRO... : caderno do professor: orientação para produção de textos / [equipe de produção Regina Andrade Clara, Anna Helena Altenfelder, Neide Almeida]. Coleção da Olimpíada, São Paulo: Cenpec, 2010.

SILVA JÚNIOR, Maurício G. Uma mulher à frente do tempo. Boletim n. 1428, ano 30 – 04.3.2004, disponível em acesso 07 abr 2013.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i11p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional