Voto de Ministro do Supremo Tribunal Federal: historicidade e didatização de um gênero jurídico

Autores

  • Joaquim Dolz Universidade de Genebra
  • Rosalice Pinto Universidade Nova de Lisboa
  • Carla Teixeira Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2021.252097

Palavras-chave:

gênero jurídico, voto de Ministro do Supremo Tribunal Federal, tradição discursiva, interacionismo sociodiscursivo, modelo didático do gênero

Resumo

Esta contribuição é uma primeira exploração de um corpus de um gênero jurídico particular, o voto de Ministro do Supremo Tribunal Federal. O estudo das regularidades deste gênero e sua evolução na tradição jurídica brasileira são contextualizados e analisados a partir do início do século XX até a atualidade. Um esboço do modelo didático do gênero é proposto. Os resultados de uma análise contrastiva de uma amostra de dois exemplares do gênero, de 1905 e de 2020, que abordam conteúdos relativamente próximos, colocam em evidência as dimensões mais significativas do gênero e as características da linguagem jurídica mobilizada em língua portuguesa. Os autores fazem a hipótese de que as mudanças observadas estão em relação com a evolução do contexto político brasileiro entre os diferentes períodos históricos, com as contingências do funcionamento do Supremo Tribunal Federal e com o desenvolvimento crescente da intertextualidade com outros gêneros jurídicos. O conjunto do trabalho mostra sobretudo a pertinência da análise da historicidade do gênero e das potencialidades da modelização didática proposta para a formação profissional retórica oral e escrita. 

Biografia do Autor

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra

GRAFE – Genebra – Suíça e HISTEL.

Rosalice Pinto, Universidade Nova de Lisboa

ArgLab/IFILNOVA e CEDIS –Lisboa –Portugal. e HISTEL. Estetrabalho foi  subsidiado  pela  Fundação  para  a  Ciência  e  Tecnologia  de  Portugal  (PTDC/FER-FIL/28278/2017  e UIDB/00183/2020).

Carla Teixeira, Universidade Nova de Lisboa

CLUNL –Lisboa.  Portugal e HISTEL. Este trabalho desta investigadora é apoiado pelo projeto UID/LIN/03213/2013.

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Publicado

2021-11-24