Os efeitos da docência assistida na escrita mobilizadora de conceitos da disciplina de Fonética e Fonologia do Português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.262516

Palavras-chave:

fonética e fonologia, docência assistida, graduação, formação docente

Resumo

Este artigo se propõe a demonstrar as mudanças na escrita mobilizadora de conceitos por estudantes da disciplina de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa (LET0420), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O acompanhamento da escrita dos estudantes foi realizado no contexto de um projeto de docência assistida. Uma das atividades desenvolvidas durante o projeto foi a de correção e consequente reescrita dos textos. Nos textos, dois problemas nucleares foram percebidos: (i) a dificuldade de explicitação de conceitos e de exemplificação e (ii) a constante recorrência a uma forma cristalizada de escrita ou uma escrita de preenchimento, sem autoria. A mobilização não efetiva de conceitos e a insistência numa escrita de molde específico têm por consequência o distanciamento do alunado de uma escrita acadêmica e de apropriação dos conceitos estudados.  Como forma de solucionar esses problemas, foram aplicadas duas estratégias: (i) o apontamento individualizado, dos trechos carentes de coerência conceitual e (ii) a sugestão de novas organizações textuais que dispensem o molde obrigatoriamente dissertativo-argumentativo. Para demonstrar a aplicação de tais estratégias, houve a seleção de duas produções de dois alunos – totalizando quatro textos-resposta. O segundo texto-resposta, que consiste na produção realizada após o atendimento, é analisado a fim de atestar e de sistematizar as mudanças na escrita do alunado. O resultado atestado na escrita dos alunos foi o abandono do molde textual não acadêmico e a melhoria na mobilização de conceitos da Fonética Articulatória e da Fonologia Estrutural.

Biografia do Autor

Thayná Cristina Ananias , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da mesma instituição (PPgEL/UFRN). Possui interesse em temas relacionados ao estudo dos sons na Linguística, principalmente nas áreas da Fonética e Fonologia e da Psicolinguística.

Carla Maria Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Desde 2004, é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As pesquisas desenvolvidas abarcam descrição de línguas indígenas e do português.

Referências

SILVA, T. C. Fonética e Fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2017.

GRIGOLETTO, M. Lições do Modelo: a escrita que engessa e a que mobiliza. In: RIOLFI, C. R.; BARZOTTO, V. H. (org.). O inferno da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 91-105.

MATTOSO CAMARA JR., J. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2011 [1970].

SEARA, I. C.; NUNES, V. G.; LAZZAROTO-VOLCÃO, C. Fonologia. In: SEARA, I. C.; NUNES, Vanessa G.; LAZZAROTO-VOLCÃO, C. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.

SILVA, C. M. Fonética, fonologia e escrita: processos fonológicos de harmonia vocálica e apagamento sob o olhar do professor de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras. Núcleo de Ciências Humanas. Universidade Federal de Rondônia, 2023. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4410. Acesso em: 15 de abril de 2024.

TROUBETZKOY, N. S. Principes de phonologie. Tradução de J. Cantineau. Paris: Ed. Klincksieck, 1948.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, CONSEPE. Resolução nº 041/2019, de 23 de abril de 2019. Estabelece normas e regulamenta o Programa de Assistência à Docência na Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal: CONSEPE, 2019. Disponível em: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2020192076c4847232056b28882c8d90a/RESOLUO_Docencia_Assistida_041-2019.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2024.

WEISS, H. W. Fonética Articulatória: Guia e Exercícios. Summer Institute of Linguistics, 1988.

Downloads

Publicado

2024-06-11