Os efeitos da docência assistida na escrita mobilizadora de conceitos da disciplina de Fonética e Fonologia do Português
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.262516Palavras-chave:
fonética e fonologia, docência assistida, graduação, formação docenteResumo
Este artigo se propõe a demonstrar as mudanças na escrita mobilizadora de conceitos por estudantes da disciplina de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa (LET0420), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O acompanhamento da escrita dos estudantes foi realizado no contexto de um projeto de docência assistida. Uma das atividades desenvolvidas durante o projeto foi a de correção e consequente reescrita dos textos. Nos textos, dois problemas nucleares foram percebidos: (i) a dificuldade de explicitação de conceitos e de exemplificação e (ii) a constante recorrência a uma forma cristalizada de escrita ou uma escrita de preenchimento, sem autoria. A mobilização não efetiva de conceitos e a insistência numa escrita de molde específico têm por consequência o distanciamento do alunado de uma escrita acadêmica e de apropriação dos conceitos estudados. Como forma de solucionar esses problemas, foram aplicadas duas estratégias: (i) o apontamento individualizado, dos trechos carentes de coerência conceitual e (ii) a sugestão de novas organizações textuais que dispensem o molde obrigatoriamente dissertativo-argumentativo. Para demonstrar a aplicação de tais estratégias, houve a seleção de duas produções de dois alunos – totalizando quatro textos-resposta. O segundo texto-resposta, que consiste na produção realizada após o atendimento, é analisado a fim de atestar e de sistematizar as mudanças na escrita do alunado. O resultado atestado na escrita dos alunos foi o abandono do molde textual não acadêmico e a melhoria na mobilização de conceitos da Fonética Articulatória e da Fonologia Estrutural.
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