Uma proposta de avaliação de escrita mobilizadora de conceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.262556

Palavras-chave:

Escrita, avaliação, metarregras

Resumo

A perspectiva Escrita através do currículo (Writting Across the Curriculum – WAC) é norteada pelo princípio de que é possível avançar no conhecimento escolar/acadêmico por meio da atividade de escrita. Adotando essa perspectiva, Pinheiro e Oliveira (2018) e Barbalho Gonçalves e Pinheiro (2022) desenvolveram projetos de escrita, no ensino de Linguística do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujos resultados revelaram que os(as) aluno(a)s avançaram na elaboração e construção de conceitos da área. Entretanto, foi percebido, na metodologia desses projetos, que o julgamento da melhora da mobilização conceitual no texto dos estudantes é realizado com base no arcabouço de conhecimento do avaliador e que essa prática não aparece acompanhada de um instrumento metodológico avaliativo pensado para esse aspecto da escrita. Em função disso, o objetivo deste trabalho é propor um instrumento de avaliação que demonstre, com certa objetividade, os problemas de natureza conceitual no texto dos estudantes. O subsídio teórico elegido para fundamentar esse instrumento é o quadro teórico de Charolles (2002 [1978]), sobretudo as concepções de metarregras de coerência. Com base nisso, propõe-se que a avaliação da mobilização conceitual seja guiada pelas metarregras (i) da repetição conceitual; (ii) da progressão conceitual; (iii) da não-contradição conceitual e (iv) da relação conceitual.

Biografia do Autor

Mateus Parducci Soares de Lima , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL /UFRN).

Referências

BARBALHO, R. S.; GONÇALVES, F. J.; PINHEIRO, C. L. Ensino remoto de Linguística em tempos de crise: escritura e tecnologia da informação cruzando o currículo. Anais do evento Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN 2020. Natal, RN: UFRN, 2022, p. 1521-1526.

BAZERMAN, C. et al. Escribir a través del currículum: una guía de referencia. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHAROLLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. Tradução de Charlotte Galves, Eni Puccineli Orlandi e Paulo Otoni. In: GALVES, Charlote; ORLANDI, Eni Pulcinelli; OTONI, Paulo (orgs.). O texto: leitura e escrita. Campinas/SP: Pontes, 2002 (1981), p. 39-90.

PINHEIRO, C. L. OLIVEIRA, J. S. A escrita como estratégia de ensino de teorias linguísticas. In: MELO, E. S. N. TINTIN, R. F. Q. (org.). Caderno de monitoria 5: relatos de experiências/projetos premiados 2016. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2018, v. 5, p. 39-52.

PINHEIRO, C. L. Escrever para aprender: evidências pelas operações de escritura em textos de estudantes do ensino fundamental. Natal, 2023, 98 f. Tese (Progressão a Titular) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.

RUSSELL, D. R. Écrits universitaires / écrits professionnalisants / écrits professionnels: est-ce qu’“écrire pour apprendre” est plus qu’un slogan? Pratiques, n. 153/154, 2012, p. 21-34.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 28.ed. São Paulo: Cultrix, 2021 (1916).

Downloads

Publicado

2024-06-11