Rebeldia e insubmissão em Rita Lee: Rebeldia e insubmissão em Rita Lee: Uma autobiografia (2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2024.265277

Palavras-chave:

Feminismo, escrita, subversão

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo compreender as percepções que Rita Lee guarda acerca das subversões de gênero encenadas por ela mesma em sua trajetória pessoal e artística com base nas narrativas de Rita Lee: Uma autobiografia (2016). Para isso, recorremos às considerações de Pinto (2003), Moraes (2012), Napolitano (2023), entre outros, a fim de refletir sobre o feminismo no Brasil a partir da década de 1960, com vistas a compreender como esse discurso perpassa a trajetória de Rita. Em seguida, discorremos sobre a relação da artista com a escrita e como decide narrar a autobiografia. Por fim, a partir de excertos da narrativa, refletimos sobre as percepções de Rita acerca dela própria e dos comportamentos contrários às imposições patriarcais que adotou ao longo da vida. Compreendemos que, a seu modo, desde criança, a artista fugiu aos padrões de comportamento considerados próprios às mulheres, e encontrou meios de expressar suas percepções de mundo em exemplos vindos de referências masculinas, que a permitiam romper com as prescrições sociais e familiares, motivo pelo qual foi constantemente considerada estranha ou doida. Ao fazer isso, por meio de um feminismo à la Rita Lee, ofereceu às mulheres possibilidades outras de ser e estar no mundo.

Biografia do Autor

Sabrina Ferraz Fraccari, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES Brasil). Mestre em Letras pela mesma instituição. Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Thaíne Fernanda Sell, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES Brasil). Mestre em Letras pela mesma instituição. Graduada em Letras Português Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2025-02-26