Indagações de abertura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2024.265723

Palavras-chave:

Poesia, ilusão, Sigmund Freud

Resumo

O presente ensaio indaga-se acerca do poema e a particularidade da “ilusão” que cumpre. Ressaltando primeiro a importância de seu aspecto fônico – em especial da rima, cuja precedência ao semântico é aventada –, o argumento concentra-se em seguida em sua dimensão semântica. Com relação a esta, a consideração da teorização freudiana acerca do Eu e do Isso permite discernir a propriedade singular da poesia, sua poeticidade, sendo próprio da poesia não discriminar entre o que é e o que não é reprimido, apontando a vigência do inconsciente no consciente.

Referências

Bandeira, M. Vou-me embora pra Pasárgada. In: Poesia e prosa. vol. I. Editora Aguilar: Rio de Janeiro, 1958.

Britto, P. H. O Natural e o artificial. Algumas reflexões sobre o verso livre. Inédito, sem data.

Freud, S. Reflections on Vers Libre (1917). In: F. Kermode (org.). Selected prose of T. S. Eliot. A Harvest book: San Diego, New York, London, 1975.

Freud, S. O Eu e o id. Tradução: Paulo César de Souza. Companhia das letras, São Paulo, 2011. Título original: Das Ich und das Ids, 1923.

Gombrich, E. H. Art and illusion. A study in the psichology of pictorial representation. Bollingen Series: Princeton, 1956.

Jakobson, R. Qu’est-que la poésie? (1933-4). In: T. Todorov (org.). Questions de poétique. Seuil: Paris, 1973.

Langer, S. K. Sentimento e forma. Tradução: Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Perspectiva: São Paulo, 2000. Título original: Feeling and form, 1953.

Milano, D. Lágrima negra. In: Poesias. Editora Firmo: Petrópolis, 1994.

Preminger A.; Brogan, T. V. F. The New Princeton encyclopedia of poetry and poetics. Princeton: New Jersey, 1993.

Tomachevski, B. Sur le vers. In: Tzvetan Todorov (org.). Théorie de la littérature. Seuil: Paris, 1965.

Downloads

Publicado

2025-02-26