Formación de profesores de español en Brasil: una feliz encrucijada

Juan Pablo Martín Rodrigues

Resumo


Resumo: Um dos grandes desafios da sociedade futura reside na necessidade da aquisição de línguas estrangeiras para a maioria, e nesse contexto, o Brasil precisará urgentemente dominar a língua espanhola e o inglês como mínimo. Faz-se uma leve panorâmica da história do ensino e formação de professores de espanhol no Brasil, descrevendo brevemente o estado atual e antecipam-se tendências futuras, considerando os papéis da Universidade e os documentos legislativos de educação e, sobretudo, a necessária interdisciplinaridade do conhecimento que regerá uma nova sociedade que já se perfila, superando o conceito de educação tecnocrática, bancária e centrada nos conteúdos, do século XX, por uma nova alternativa baseada na cooperação de grupo, conhecimento em rede e formação do cidadão pluricultural. Palavras-chave: ensino espanhol/língua estrangeira; educação no Brasil; desafios da educação.

Resumen: Uno de los grandes retos de la sociedad futura estriba en la necesidad de adquisición de lenguas extranjeras para la mayoría, y en este contexto, Brasil necesitará urgentemente dominar la lengua española y el inglés, como mínimo.  Se hace una somera panorámica de la historia de la enseñanza y formación de profesores de español en Brasil, describiéndose brevemente como se encuentra hoy y se anticipan tendencias futuras, considerando los roles de la Universidad, Instituciones públicas y privadas, y los documentos legislativos de educación y sobre todo, la necesaria interdisciplinariedad del conocimiento que regirá una nueva sociedad que ya se perfila, superando el concepto de educación tecnocrática, bancaria y centrada en el contenido, del siglo XX, por una nueva alternativa basada en la cooperación de grupo, conocimiento en red y formación del ciudadano pluricultural.

Palabras clave: enseñanza español/lengua extranjera; educación en Brasil; retos de la educación.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, L. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília: MEC, 1996.

________Decreto nº 3.276, de 06 de janeiro de 1999.

_______. Lei nº 10.172/01, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.

________.Lei nº 5.5.40/68, de 28 de novembro de 1968. Fixas as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.

________ Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2004.

______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

VALOR ECONÔMICO, in: http://www.valor.com.br/carreira/2759010/estudo-mapeia-competencias-profissionais-exigidas-nos-proximos-anos.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i10p170-182

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional