O olhar da Análise do Discurso sobre o texto publicitário

Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo, Lia Raquel Vieira de Andrade

Resumo


Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar a capacidade de persuasão da publicidade frente ao consumidor, identificando as estratégias utilizadas à luz da Análise do Discurso. É nosso objetivo “desconstruir” o texto e “reconstruí-lo” para depreender efeitos de sentido e observar como nele se constrói a imagem do ethos como uma estratégia manipulativo-persuasiva utilizada pelo enunciador para persuadir seu público-alvo. Elegemos para a nossa análise um anúncio publicitário do Itaú Seguros, lançada na mídia impressa em outubro de 2010. 

Palavras-chave: ethos, anúncio publicitário, Análise do Discurso.



Abstract: In this work we analyze the effectiveness of an advertisement text in the discourse analysis framework. We "disassemble" and "reconstruct" the text and isolate the meaning effects in order to observe how the ethos picture is formed as a strategy of manipulation/persuasion of the potential consumers. We work specifically with an Itaú Seguros advertisement, which was widely printed in newspapers and magazines.

Keywords: ethos, advertisement, Discourse analysis.


Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, R. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: ______. (org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 9 – 28.

ARISTÓTELES. Arte poética e arte retórica. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Tradução de Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BARROS, D. L. P. Interação em anúncios publicitários. In: PRETI, D. (Org.) Interação na fala e na escrita. 2. ed. São Paulo: Humanitas, 2003.

______. Os sentidos da gestualidade: transposição e representação gestual. CASA, Vol.8 n.2, dezembro de 2010.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3.ed. São Paulo: Ática, 2000.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

MAINGUENEAU, Dominique. Cena enunciativa em análise do discurso. 3. ed. Campinas: Pontes/Editora Unicamp, 1997a.

______. Novas tendências em análise de discurso. São Paulo: Pontes, 1997b.

______. Análise de textos da comunicação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar, 2005.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i09p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional