Identidade Cultural e Diáspora: A condição pós-colonial em Lima Barreto
Abstract
Resumo: O romance Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, revela uma série de discussões com relação à nação e à identidade nacional. A personagem Gonzaga de Sá e seu amigo, narrador do romance, Augusto Machado, apresentam um debate contundente e consciente sobre a complexidade de nossa situação pós-colonial e de nossa identidade cultural, que recebeu, não sem embates, diásporas de todos os cantos do mundo. Gonzaga de Sá e Machado nos ensinam que a discussão sobre o preconceito racial deve, necessariamente, passar pelo questionamento da fronteira, que se coloca como inquestionável, e também do próprio campo da cultura. Problemática esta presente, em chave teórica, nos estudos contemporâneos de Stuart Hall, Edward Said, entre outros.
Palavras-chave: Lima Barreto; diáspora; identidade cultural.
Abstract: The novel Vida e Morte de M. J Gonzaga de Sá, by Lima Barreto, reveals a number of discussions concerning the concepts of nation and national identity. The character “Gonzaga de Sá” and his friend, the novel’s narrator, Augusto Machado, present the scathing and conscious debate about the complexity of our post-colonial situation and of our cultural identity, which received, not without struggles, diasporas from all the corners of the world. Gonzaga de Sá and Machado teach us that the discussion about racial prejudice must, necessarily, pass through the questioning of the border, which presents itself as unquestionable, and also of the culture’s field. This problematic issue is presented, in the theory key, in the contemporary studies of Stuart Hall, Edward Said, among others.
Keywords: Lima Barreto; diaspora; cultural identity.
Literaturhinweise
APPIAH, Kwane Anthony. Na Casa de Meu Pai: a África na filosofia da cultura. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma. 17. ed. São Paulo: Ática, 1997.
______. Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá. In:______. Prosa Seleta. Rio Janeiro: Nova Aguilar, 2001.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. In: ______. Sobre a Modernidade. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: ______. Sociologia. Trad. Flávio R. Kothe. São Paulo: Ática, 1985
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Glaucia Renato Gonçalves. BH: UFMG, 1998.
BLANCHOT, Maurice. O Espaço Literário. Trad. Álvaro Cabral. RJ: Rocco, 1987.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik [org.]. Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2003.
HOBSBAWN, Eric. Nações e Nacionalismos desde 1780. Trad. Maria Celia Paoli e Ana Maria Quirino. 3. ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 2002.
HOSSNE, Andrea Saad. A forma da angústia. In: “Dossiê Cult” – Revista Cult. n. 60, 2002.
LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço Romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. Trad. Denise Bottman. SP: Cia. das Letras, 1999.
______. Reflexões sobre o Exílio e Outros Ensaios. Trad. Pedro Maia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
TODOROV, Tzvetan. Nós e os Outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana – 1. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.