Leitura Discursiva na Aula de Língua Estrangeira: Relato de uma Experiência

Autores

  • Cesar Roberto Campos Peixoto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um relato de uma experiência que tive, enquanto professor de língua estrangeira, com uma turma de alunos numa das escolas de idiomas onde eu trabalhava (Campinas, SP), em relação à concepção de linguagem, texto e leitura que era posta em prática por eles, consciente ou inconscientemente, ao estarem diante, por exemplo, de uma definição apresentada em um dicionário. O material analisado é uma transcrição de uma gravação em áudio, de uma das primeiras aulas que ministrei à turma (1º semestre de 2008). A fundamentação teórica é feita com base na perspectiva discursiva de linguagem.

Palavras-chave: linguagem, leitura discursiva, língua estrangeira.

 

Abstract: The objective of this article is to present an account of an experience I had as a foreign language teacher with a group of students in one of the language schools where I worked (Campinas, SP), regarding the conception of language, text, and reading which was put into practice by the students when they were before a definition presented in a dictionary, for example. The material (linguistic fact) analyzed is an audio recording transcription of one of the first lessons that I taught them (1st semester – 2008). My arguments are based upon the discursive perspective of language.

Key-words: language; discursive reading; foreign language.

Biografia do Autor

Cesar Roberto Campos Peixoto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Cesar Roberto CAMPOS PEIXOTO,(Prof. Mestre) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Departamento de Lingüística Aplicada Grupo de Pesquisa: Discurso e Instituições: histórias que fazem História

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Publicado

2015-11-23

Edição

Seção

Linguística