Manhã Submersa ou as Vozes do Silêncio. A propósito de um Romance de Vergílio Ferreira
Abstract
Resumo: Análise do silêncio e de seus múltiplos sentidos no romance Manhã Submersa, de Vergílio Ferreira. Através de uma narrativa que privilegia os sentidos do silêncio, Vergílio Ferreira problematiza as experiências da opressão e do medo, da dor e da angústia, da tristeza edo sonho de liberdade. Por meio do narrador-personagem António Lopes, o autor não só permite o uso da linguagem como instrumento de caráter neo-realista que denuncia relações de opressão, como também transgride a intenção documental da escrita para fazer da palavra não só um instrumento de libertação, mas, principalmente, um rascunho do canto poético e subjetivo ao qual aderiria posteriormente.
Palavras-chave: Literatura Portuguesa. Vergílio Ferreira. Silêncio. Existencialismo.
Abstract: Analysis of the silence and its multiple senses in the novel Manhã Submersa, written by Vergílio Ferreira. From a narrative that favours the silence senses, Vergílio Ferreira puts in doubt the experiences of the oppression and the fear, the pain and the narrowness, the sadness and the dream of freedom. Through the narrator-character António Lopes, the writer not only allows the use of language as an instrument of neorealist type that denounces oppressive relations, but also transgresses the purpose merely documentary of writing to use the word not only as a release instrument, but, mainly, a draft of the poetic and subjective singing which would adhere later.
Key-words: Portuguese Literature. Vergílio Ferreira. Silence. Existentialism.
Literaturhinweise
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoievski. São Paulo: Editora
Forense Universitária, 2002.
DAL FARRA, Maria Lúcia. “A estimulação do discurso pela narrativa,
(Manhã Submersa)”. In: O narrador ensimesmado. São Paulo: Ática, 1978.
FERREIRA, Vergílio. Manhã Submersa. Amadora: Bertrand, 1980.
______. “Situação atual do romance”. In: Espaço do Invisível. Lisboa: Portugália, 1965.
______. Um escritor apresenta-se. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa
da Moeda, 1981.
GOULART, Rosa Maria. Romance Lírico: o percurso de Vergílio Ferreira.
Venda Nova: Bertrand, 1990.
HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o Humanismo. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1967.
LASO, José Luis Gavilanes. Vergílio Ferreira: espaço simbólico e metafísico. Lisboa: Dom Quixote, 1989.
LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade. Psicanálise Mítica do
Destino Português. Lisboa: Dom Quixote.
______. “Vergílio Ferreira e a geração da utopia”. In: GODINHO,
Helder (org.) Estudos sobre Vergílio Ferreira. Lisboa: Imprensa Nacional
Casa da Moeda, 1982.
MENDONÇA, Anchieta. “O espaço da divergência”. In: GODINHO, Helder
(org.) Estudos sobre Vergílio Ferreira. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1982.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos
sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
PAIVA, José Rodrigues de. O lugar de Vergílio Ferreira na literatura
portuguesa do século XX. Recife: Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano, 2006.
PEREIRA, Luci Ruas. “Anunciação”. In: Vergílio Ferreira: itinerário de uma paixão. Vol. I. Rio de Janeiro: UFRJ/ Faculdade de Letras, 1994.
______. “Vergílio Ferreira e o neo-realismo”. In: Anais do XIII
Encontro de Professores Universitários de Literatura Portuguesa. Rio de
Janeiro: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.
______. No reino do Hades: Manhã Submersa, de Vergílio Ferreira.
(texto a ser publicado)
REDOL, Alves. Gaibéus. Lisboa: Europa-América, 1975.
REIS, Carlos. Textos literários do neo-realismo português. Lisboa: Seara
Nova, 1981
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.