Lecture subjective : implication émotionnelle et cognitive du sujet lecteur

Autor/innen

  • Annie Rouxel

DOI:

https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i22p235-252

Abstract

Resumo: A leitura subjetiva designa uma forma de leitura literária que distancia abordagens exclusivamente formalistas da literatura. Ela requer a participação do sujeito-leitor e leva em conta a maneira singular na qual ele se apropria do texto e o remodela investindo em sua personalidade profunda, seus valores, seu imaginário. Esta reflexão se fez sobre a importância heurística, a riqueza, a complexidade do vivido subjetivo na experiência de leitura. Como se exprime a subjetividade do sujeito? Tecem-se quais fios entre a emoção e a cognição? Enfim, como as reações sensíveis dos leitores conduzem às interpretações plurais que conjugam criatividade da recepção e reflexividade crítica? Lugar de formação de si, de construção identitária e cultural, a leitura subjetiva solicita competências que ela desenvolve ao mesmo tempo: capacidade de atenção ao texto e a si lendo, abertura à alteridade, curiosidade e aptidão ao questionamento, exercício do pensamento crítico.

Palavras chave: Ensino de literatura, sujeito leitor, leitura subjetiva