Gêneros textuais e o livro didático: enfoque formal ou sociocultural?
Resumo
A pesquisa apresentada neste estudo aborda uma temática que envolve dois objetos de investigação que desempenham funções de grande importância no âmbito escolar: os gêneros textuais e o livro didático. Assim essa pesquisa tem como objetivo principal analisar que enfoque os gêneros textuais recebem em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Como embasamento teórico recorre-se a autores como Bakhtin (2003, 2004), Marcuschi (2005, 2008), Rojo (2005, 2008), Rodrigues (2005), dentre outros. Em relação ao enfoque que esses gêneros textuais receberam nas coleções, foi possível destacar pontos positivos, como, por exemplo, a presença de atividades que buscam explorar a funcionalidade, temas relevantes para os estudantes, a exploração do contexto de produção dos gêneros e a existência de propostas de produção textual com foco em projetos. Porém, foi possível observar também pontos passíveis de melhorias, como foi o caso de a maioria dos gêneros textuais aparecerem nas coleções como simples pretextos para se trabalharem elementos gramaticais e literários sem que nenhuma observação sobre as características desses gêneros seja feita.Referências
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