Fernando Sabino, Leitor de Machado de Assis
Abstract
Resumo: “Não sei se você consegue perceber que no fundo seu livro me interessou muito. Mais que o livro, aliás... Conforme a idade, lhe garanto que você pode ir longe. Mas não como um Jorge Amado,pouco trabalho, ignorância muita, criação de sobra. Você tem que trabalhar dia por dia. Como um Machado de Assis” (ANDRADE,2003. p.15). Esse fragmento da carta de Mário de Andrade nos conduza fazer uma reflexão sobre o escritor Fernando Sabino como leitor e divulgador das obras de Machado de Assis. Em nossa investigação,faremos um estudo comparativo das obras O Encontro Marcado, O menino no Espelho, O Grande Mentecapto e Amor de Capitu, de Fernando Sabino, com as obras Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, “O Espelho”, “O Alienista”, de Machado de Assis, observando como se processa o diálogo intertextual entre obras escritas nos séculos XIX e XX.
Palavras-chave: leituras, Fernando Sabino, Machado de Assis.
Abstract: “I don’t know if you can notice that deep inside your book interested me a lot. More than the book, by the way… According to the age, I can assure you that you are going far. But not as a Jorge Amado, little work, lots of ignorance, plenty of creation. You have to work day byday. As a Machado de Assis” (ANDRADE, 2003, p.15). This extract from Mário de Andrade’s letter leads us to reflect over the writer Fernando Sabino as a reader and promoter of Machado de Assis’ work. In our investigation, we will make a comparative study on the works: O Encontro Marcado, O Menino no Espelho, O grande Mentecapto e Amor de Capitu, by Fernando Sabino, with the works: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, “O Espelho”, “O Alienista”, by Machado de Assis, observing the way the intertextual dialogue is processed among works written on the 19th and 20th centuries.
Key-words: readings, Fernando Sabino, Machado de Assis.
References
ANDRADE, Mário de. Cartas a um jovem escritor. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1982.
ASSIS, Machado de. O Alienista e o Espelho. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1995.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1995.
BLOOM, Harold. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Trad. de Arthur Nestrovski. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor do Quixote. In: Ficções. Trad. de Carlos Nejar. 7. ed. São Paulo: Globo, 1997. p. 48-57.
MINDLIN, Dulce Maria Viana. Ficção e mito: a procura de um saber. Goiânia: Ed. UFGO, 1992.
PIGLIA, Ricardo. Memoria y tradición. In: Anais do 2° Congresso da Abralic. Belo Horizonte: UFMG, 1991. p. 60-66. v. 1.
SABINO, Fernando. O menino no espelho. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SABINO, Fernando. Amor de Capitu. 81.ed. São Paulo: Ática, 2001.
SABINO, Fernando. O grande Mentecapto. 71.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SABINO, Fernando, ANDRADE, Mário de. Cartas a um jovem escritor e suas respostas. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SABINO, Fernando. O encontro marcado. 85. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.