Eugenio Coseriu e a escola linguística de Tübingen
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2021.252580Palavras-chave:
escola linguística, história da linguística, linguística coserianaResumo
Três aspectos essenciais são levados em conta quando se fala de “escola” na expressão “fazerescola”: a dimensão ativa de ensino, o amor pelo Mestre e a capacidade de trabalho do Mestre. Neste trabalho, nós tentaremos observar em que medida essas três condições se apresentam na escola linguística fundada por Eugenio Coseriu na Universidade de Tubinga. Para atingir esse objetivo, nós utilizaremos dados de entrevista que fizemos com alguns de seusantigos discípulos e de evocações sobre ele em diversas publicações.Referências
ALBRECHT, John. El paradigma incompleto de Eugenio Coseriu: tarea pendiente para la tercera generación. Odisea. Revista de estudios ingleses. Numero extraordinario, n. 3, 2003, p. 41-54.
BOJOGA, Eugenia. E. Coşeriu a aprins în noi flacăra cunoaşterii. Entretien avec le professeur Rudolf Windisch de l' Université de Rostock, Allemagne. Contrafort (République de Moldavie) VIII, n. 3-6, 2001, p. 31-32.
BOJOGA, Eugenia. Prof. E. Coseriu a inaugurat o panorama vasta de studii la Universitatea din Tübingen. Entretien avec le professeur Wolf Dietrich de l'Université de Münster, Allemagne, Limba Romana (République de Moldavie) n. 4-8, 2001a, p. 80-85.
BOJOGA, Eugenia. “Faptul de a-l cunoaşte pe E. Coşeriu a fost ca o provocare pentru mine”. Entretien avec la professeur Ana Agud de l' Université de Salamanque, Espagne, Contrafort, n. 10–11, 2003, p. 31-32.
BOJOGA, Eugenia. “L’héritage d’Eugenio Coseriu“, Eugenia Bojoga en dialogue avec le professeur Johannes Kabatek de l'Université de Tübingen, Allemagne. Contrafort, n. 11-12, 2005, p. 17-27.
BOJOGA, Eugenia. ”Le principe de la tradition nous oblige à transmettre l’enseignement reçu d’Eugenio Coseriu aux générations à venir », Eugenia Bojoga en dialogue avec M. Reinhrad Meisterfeld. Sud-Est. Revistă trimestrială de artă, cultură şi civilizaţie (République de Moldavie), n. 3, 2007, p 130-143.
BOJOGA, Eugenia. Dacă studiile fundamentale ale lui E. Coşeriu ar fi fost traduse la vremea lor în engleză, astăzi lingvistica ar fi arătat cu totul altfel. Entretien avec le professeur Horst Geckeler de l’Université de Münster. Limba română (République de Moldavie), XX, n. 9-10, 2010, p. 17-24.
BOJOGA, Eugenia. Întâlnirea cu Eugeniu Coşeriu a fost decisivă pentru tot restul vieţii mele. Entretien avec le professeur Nelson Cartagena de l’Université de Heidelberg, Allemagne.
Limba Română, n. 11-12, 2011, p. 92-104.
BOJOGA, Eugenia. “Am înfiinţat editura din dorinţa de a-i publica studiile lui Eugeniu Coșeriu“. E. Bojoga en dialogue avec M. Gunter Narr, Tübingen, Allemagne. Observator Cultural (Roumanie), n. 585, 2011a, p. 11-12.
BORCILĂ, Mircea. Eugeniu Coşeriu şi orizonturile lingvisticii. Revista de lingvistică şi ştiinţă literară (République de Moldavie), n. 5, 1996, p. 35-47.
COSERIU, Eugenio. Teoría del lenguaje y lingüística general. Madrid: Gredos 1967.
GOLUBZOWA, Ludimilla. Mein langer Weg zu Eugenio Coseriu oder Über die Erfahrungen einer Seiteneinsteigerin. In: MURGUÍA, Adolfo (ed.). Sprache und Welt, Festgabe für Eugenio Coseriu zum 80. Geburtstag. Tubingen, Gunter Narr Verlag, 2002, p. 71-78.
KABATEK, Johannes; MURGUÍA, Adolfo. "Die Sachen sagen, wie sie sind…" Eugenio Coseriu im Gespräch. Tübingen: Gunter Narr 1997.
KABATEK, Johannes. Eugeniu Coseriu. Pagini de exegeză și de reconstrucţie biografică. Ediţie îngrijită de Cristina Bleorţu. Iași, Institutul European, 2020.
QUIJANO, Claudia Mejia. Le cours d’une vie. Portrait diachronique de Ferdinand de Saussure. Nantes, Francia: Editions Cécile Défaut, 2008.
MUNTEANU, Eugen. Eugeniu Coşeriu despre idealul paidetic. Cronica (Roumanie), n. 11, 1992, p. 1-15.
TRABANT, Jürgen. Akroamatische Aspekte der Coseriuschen Lehre. In: SCHLIEBEN-LANGE, Brigitte; TRABANT, Jürgen; WEYDT, Harald. Eugenio Coseriu: Die Sachen sagen, wie sie sind. Tübingen: Universität Tübingen 1997, p. 18-22.
TRABANT, Jürgen. Vor-Bemerkungen, dreißig Jahre danach. In: COSERIU, Eugenio. Geschichte der Sprachphilosophie. Tübingen. Basel, A. Francke Verlag, 2003, p. XI-XX.
THUN, Harald. Faire école. In: GECKELER, Horst; SCHLIEBEN-LANGE, Brigitte; TRABANT, Jürgen; WEYDT, Harald (eds.). Logos semantikos. Studia linguistica in honorem Eugenio Coseriu, v. III. Berlin: Gruyter; Madrid: Gredos, 1981. p. 325-348.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.