Os passos errantes de Herberto Helder no exílio e na poesia do cineasta Manoel de Oliveira

Autores/as

  • Michelle Sales PUC – Rio

Resumen

Resumo: A obra cinematográfica do cineasta português Manoel de Oliveira tem atravessado diversas esferas da nação e da cultura portuguesa. O objetivo maior deste artigo é apontar intersecções existentes entre o livro de contos do poeta Herberto Helder Os passos em volta e alguns filmes do mencionado diretor, demonstrando como os dois autores abordam temas semelhantes nas suas obras, tais quais: o exílio, a viagem e a condição de estrangeiro.

Palavras-chave: literatura portuguesa, cinema, Manoel de Oliveira, poesia


Abstract: The cinematography work of the Portuguese film maker Manoel de Oliveira has been through many aspects of the Portuguese nation and its culture. The aim of this paper is to point relations between Manoel de Oliveira and the poet Herberto Helder.


Keywords: portuguese literatur,e cinema, Manoel de Oliveira, poetry

Biografía del autor/a

Michelle Sales, PUC – Rio

Mestre em Comunicação Social pela PUC – Rio e doutoranda em Estudos de Literatura também na mesma universidade onde desenvolve projeto de pesquisa sobre a relação entre a literatura e o cinema portugueses

Citas

ARAÚJO, Inácio. “Uma nova aventura lusitana”. In: MACHADO, Álvaro. Manoel de Oliveira. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

FRUGNOLI, Elisa. “O século de Oliveira”. Camões. Revista de Letras e culturas lusófonas, n.12-13, 2001. Lisboa: Instituto Camões.

HELDER, Herberto. Os passos em volta. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

MACHADO, Álvaro. Manoel de Oliveira. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

OLIVEIRA, Manoel de. “Rios da terra, rios da nossa aldeia.”. Camões. Revista de Letras e culturas lusófonas, n.12-13, 2001. Lisboa: Instituto Camões.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. “A.idade média de agora”. In: MACHADO, Álvaro. Manoel de Oliveira. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

ROSAS, Fernando. Pensamento e acção política. Lisboa: Editorial notícias, 2003.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2005.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Publicado

2016-04-18