O processo de mediação: das definições teóricas às propostas pedagógicas

Auteurs-es

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

DOI :

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.15165

Mots-clés :

Mediação, internalização de instrumentos, sequência didática.

Résumé

De acordo com Vygotsky (2000) para a internalização de instrumentos materiais e psicológicos é necessário que o sujeito interaja com outros já portadores desses instrumentos. Assim, pautados nessa assertiva, nosso objetivo é revisitar os preceitos de Vygotsky (2000, 2007, 2008) e de seus estudiosos, a fim de compreender, na prática da sala de aula, qual é a definição e a importância da mediação realizada pelo docente, bem como apresentar uma proposta pedagógica constituída com base nos preceitos vygotskyanos.

Biographie de l'auteur-e

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Diálogos linguísticos`" (CNPQ/UENP).

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Publié-e

2017-10-03

Numéro

Rubrique

Linguística